Topo

Após Dança, Lucy Alves celebra personagem LGBT em 'Renascer': 'Presente'

Lucy Alves chega a 'Renascer' como Lilith, sanfoneira que desperta a paixão de Zinha Imagem: Beatriz Damy/Globo
Filipe Pavão e Bruno Silvano

De Splash e Colaboração para Splash, no Rio e em São Paulo

15/08/2024 05h30

Lucy Alves, 38, estava prestes a finalizar sua participação na Dança dos Famosos quando recebeu um "convite irrecusável" para reforçar o elenco da reta final de "Renascer". Ela chega à trama como a sanfoneira Lilith, uma personagem que permite unir as artes de atuar e cantar, duas paixões da paraibana.

Mistério e paixão

Apesar da curiosidade dos fãs, Lucy diz estar conhecendo quem é Lilith ainda e, por isso, não pode dar muitos detalhes. Garante que, assim como todo forasteiro, carrega mistérios com ela: é filha de Jacutinga? O que aconteceu no passado? O que foi buscar em Ilhéus? Vai se relacionar com Zinha (Samantha Jones)?

É um mistério para a trama. Ela é musicista, toca nos inferninhos e vai transitar naquele núcleo do Norberto [Matheus Nachtergaele] e Rashid, ou seja, possibilidades mil de números músicas com o Rashid. Um sonho contracenar com o Almir [Sater], o crush do Brasil. Sou muito fã. Lilith promete muita música.
Lucy Alves

Relacionadas

Lucy, que namora a também atriz Indira Nascimento, não esconde a felicidade de poder representar o amor entre duas mulheres na trama. "A gente não sabe com quem ela vai terminar, mas fico feliz com a possibilidade de poder representar isso. A minha vivência, a minha pauta é em cima do amor, representar o afeto entre duas pessoas."

Tô feliz de poder levar [o amor entre duas mulheres] para o horário nobre. A gente sabe que ainda é muito importante estar mostrando isso para as pessoas. Um beijo, se acontecer? Para mim, enquanto mulher e LGBT, é um presente.
Lucy Alves

A novela marca a segunda parceria entre Lucy e Bruno Luperi, que começou em "Velho Chico" (2016) — trama criada pelo avô de Luperi, Benedito Ruy Barbosa. O folhetim marcou a estreia da paraibana nas novelas após despontar como cantora no The Voice Brasil 2012. "Luzia, minha primeira personagem, foi crescendo e a gente, realmente, estabeleceu uma relação muito bacana de admiração mútua. Quando ele me chamou [para 'Renascer'], eu não tinha como recusar."

Dança dos Famosos

Lucy chegou a final da Dança dos Famosos 2024 como favorita, mas terminou a competição em terceiro lugar. "Esse programa ainda está reverberando muito. É incrível o alcance. Profissionalmente, foi um ganho tremendo. Fico feliz com o carinho e com a votação das pessoas. Muitas vezes, a gente não tem noção de quantas pessoas estão acompanhando e torcendo pela gente... Pude sentir um pouco desse termômetro."

A atriz não endossa os comentários de seguidores que dizem ter sido injusto o seu terceiro lugar e prefere enfatizar o desempenho dos três finalistas — Tati Machado e Amaury Lorenzo terminaram em primeiro e segundo lugar, respectivamente. "Foi como tinha que ser. Realmente, só tem espaço para um vencedor e fomos três finalistas muito fortes. Foi super difícil. Então, a gente venceu, né? Somos três vencedores. Se me chamassem, eu iria de novo porque eu tenho saudade da dinâmica daquele programa. Sou uma pessoa que adora competição e aprender. Pude viver o programa na íntegra. Dancei do primeiro até o último ritmo. Foi gostoso."

Lucy Alves e o professor Fernando Perrotti na Dança dos Famosos Imagem: Globo/Beatriz Damy

Esse foi o terceiro reality da paraibana, que também chegou às finais do The Voice Brasil 2012 e do The Masked Singer 2022. Tocando com o seu acordeão nos braços, cantando vestida de leoa ou dançando diferentes estilos musicais, ela provou seus talentos — e que gosta de competir. "Entro para ir até o fim. A adrenalina me move. Gosto de me testar. A minha família diz: 'por favor, Luciane, não entre mais em reality, a gente não tem mais coração para isso'".

Sem parar de cantar e tocar

Mesmo com novela e reality, Lucy não deixou de se apresentar Brasil afora. No entanto, ela reforça: é preciso muito esforço pessoal e de sua equipe para conciliar as agendas. "Existem limites, né? Quando fui protagonista [de 'Travessia'], deixei um pouco de trabalhar minhas músicas [do álbum 'Perigosíssima']. Diminuo um pouco os meus shows para poder fazer as novelas e me satisfazer profissionalmente também. É saber equilibrar todos os pratinhos na mão. Espero ter energia e saúde para ir conciliando as demandas, principalmente agora que sinto meu trabalho só cresce, fruto de muito trabalho e estudo."

Esse ano foi inédito. Consegui fazer três coisas diferentes: participar do Dança dos Famosos, fazer shows e agora estar na novela.
Lucy Alves

Bem antes do The Voice Brasil. Lucy começou como musicista ao tocar forró pé de serra ao lado de sua família. Desde 2017, tem optado por um forró mais pop, como as recentes "Forró em Cabedelo" e "Melaço", feat com Rachel Reis que entrou na trilha de "No Rancho Fundo". "Sou uma cantora nordestina brasileira, assim como Gilberto Gil, Alceu Valença e Maria Bethânia, que cantam desde baião de Luiz Gonzaga até reggae. São referências para mim."

Mesclar forró com pop e outros estilos já rendeu algumas críticas, mas ela acredita que agora as pessoas entendem sua proposta. "Quando comecei a investir em outras sonoridades, eu fiquei: 'Meu Deus, será que isso é tão estranho para as pessoas assim?' Às vezes, as pessoas querem colocar a gente em uma caixinha. 'É cantor de sertanejo ou axé'. Ivete Sangalo, por exemplo, é uma cantora de axé que já gravou de tudo na vida."

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Após Dança, Lucy Alves celebra personagem LGBT em 'Renascer': 'Presente' - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Renascer