Juliana Paes fala sobre etarismo: 'Envelhecer é um exercício de frustração'
Colaboração para Splash, em São Paulo
17/08/2024 09h40Atualizada em 17/08/2024 09h40
Juliana Paes, 45, falou sobre etarismo na profissão e como lida com a passagem de tempo e envelhecer.
O que aconteceu
A atriz falou sobre como lida com o envelhecimento. "Envelhecer é se despedir progressivamente do mundo das aparências. É meio que você ir deixando de se importar tanto com o que você está vendo. Não sei se é bem gostar das rugas, mas é o que a gente tem. Tá bom assim? Tá tudo bem. Eu não fico lutando muito com isso", disse em entrevista ao O Globo.
A artista passou por um processo de envelhecimento necessário para a caracterização de Jacutinga no remake de "Renascer" e afirma que não foi um desafio. " Não achei difícil, juro. Eu já vejo os sinais de envelhecimento em mim. E a gente é resignado, resiliente. Envelhecer é um belo dia. Um belo dia você olha está bigode chinês. Eu senti assim. De repente, olhei... Tô com um grande melasma, que cubro com as minhas bases. Fazia quatro horas de maquiagem para Jacutinga, ficava ali sentada na cadeira, eu já com as minhas hérnias... (risos). É isso: vai envelhecer. E o corpo também. Não fico sofrendo muito, não".
Apesar de lidar bem com a passagem de tempo, Juliana ressalta que é mais difícil envelhecer em frente das câmeras. "É mais difícil. É um exercício de frustração. Porque você se vê de um jeito que não está sentindo. Não se vê do mesmo jeito que se viu, com aquela imagem. Você está ali, fazendo, e de repente, se vê e fala: "Ué, mas eu tô com a pálpebra mais caída". Mas é isso que você tem".
A atriz também citou o etarismo profissional e maior dificuldade de ter papéis. "Agora, por exemplo, estou no streaming e é comum as pessoas sugerirem de eu tentar a carreira lá fora. Dizem: "Você fala inglês super bem". Cara, é difícil pra caramba conseguir um agente lá fora... Boto isso na conta de ser uma atriz latina de 45 anos... É duas vezes mais difícil de acontecer uma oportunidade nesse sentido agora do que eu com 20 anos a menos".