Conteúdo publicado há 23 dias

Recluso, sem receber visita e telefonemas: os últimos dias de Silvio Santos

Um dos principais nomes da TV brasileira, Silvio Santos, que morreu aos 93 anos, neste sábado (17), estava afastado das telinhas e vivia recluso em sua mansão ao lado da família, mas sem receber visitas ou atender chamadas.

Silvio Santos pisou pela última vez no SBT para gravações em setembro de 2022. O material inédito foi ao ar fevereiro de 2023, mas o apresentador já estava afastado da televisão, embora não tenha anunciado oficialmente sua aposentadoria.

Durante o período de afastamento do SBT, seu programa dominical passou a ser comandado pela filha, Patrícia Abravanel. Ele chegou a fazer uma rápida aparição no "Fofocalizando" em dezembro do ano passado, quando a atração fez uma surpresa de aniversário para ele. Na ocasião, o dono da emissora disse ter ficado feliz com a homenagem. "Muito grato com esse presente dos fãs. A ideia é sensacional e me dá um gás para voltar", disse. Entretanto, ele não retornou para as gravações.

Sem visitas e ligações

Devido ao seu estado clínico, Santos optou por ficar rodeado apenas pelos membros de sua família. Amigo de longa data do dono do SBT, Carlos Alberto de Nóbrega contou que nem mesmo ele tinha acesso ao apresentador e que o último encontro presencial entre os dois foi em 2020.

Carlos Alberto afirmou que, nesse período, Silvio só falava com quem queria falar. Em recente participação no podcast Flow News, o humorista afirmou sentir "uma saudade louca" do amigo, contou que tentou visitá-lo ou falar com ele ao telefone, mas sem sucesso. Nóbrega destacou que respeitava a decisão de Silvio em permanecer recluso.

Já tentei ir lá [na casa dele] duas vezes, mas eu sei que ele não quer [visitas], que prefere ficar sozinho, então eu respeito. Já liguei duas vezes e não consegui falar.
-- Carlos Alberto de Nóbrega

Poucas pessoas fora do âmbito familiar tinham acesso a Silvio Santos. Ainda segundo Carlos Alberto, o cabeleireiro pessoal do empresário, Jassa, foi um dos poucos que viram Santos nesses últimos anos. "Mas a última vez que o Jassa foi lá foi em fevereiro, porque o Silvio não quer ver ninguém, ele quer ficar na dele", contou. Em fevereiro deste ano, Silvio foi pessoalmente ao salão do Jassa para renovar a coloração de seus fios, em uma de suas últimas aparições em público.

Carlos Alberto também relatou que um sobrinho de Silvio explicou que ele prefere ficar em casa, revendo os próprios programas. "O sobrinho dele me falou que ele fica sentado no sofá assistindo aos programas dele, querendo rever, ele não quer saber de mais nada", completou Nóbrega.

Continua após a publicidade

Morre Silvio Santos

Boletim médico detalha a causa da morte. "O Hospital Israelita Albert Einstein confirma com pesar o falecimento de Senor Abravanel, o Silvio Santos, aos 93 anos de idade, no dia de hoje, 17 de agosto de 2024, às 4h50, em decorrência de broncopneumonia após infecção por influenza (H1N1). O hospital se solidariza com a família e todos que sofrem com a perda", diz a nota.

Apresentador deu entrada no hospital no último dia 1 de agosto. Segundo a assessoria do SBT na época, ele foi ao hospital para realizar exames que não podem ser feitos em domicílio.

Silvio Santos teve um quadro de H1N1 em julho. Na época, após negar que ele estivesse internado, a assessoria do SBT admitiu que ele estava hospitalizado com influenza A: "Ele está sendo medicado e no hospital", diz comunicado da emissora lido ao vivo por Michelle Barros no "Chega Mais".

Deixe seu comentário

Só para assinantes