Topo

Alckmin relembra sequestro de Silvio Santos: 'Bom humor até na dificuldade'

Colaboração para Splash, em São Paulo

17/08/2024 14h14Atualizada em 17/08/2024 18h48

O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) relembrou um dos momentos mais agoniantes da vida de Silvio Santos, que morreu neste sábado (17), quando, em agosto de 2001, ele e uma de suas filhas foram sequestrados em São Paulo.

O que aconteceu

Alckmin disse, em entrevista ao SBT, que o fundador da emissora manteve o bom humor mesmo durante o sequestro. Depois que foi liberto, a esposa de Silvio ligou para ele para saber como o apresentador estava: "Eu vi quando ele respondeu: 'meu bem, não foi desta vez'. Até num momento tenso, de dificuldade, a gente via o bom humor".

O então governador de São Paulo contribuiu para o fim do sequestro, garantindo a integridade física do criminoso. "Não tenho dúvida que foi a capacidade de comunicação, persuasão [de Silvio Santos], que fez o sequestrador se entregar", acrescentou Alckmin.

Relacionadas

Patrícia Abravanel, filha de Silvio com Íris, passou cerca de uma semana mantida em cativeiro por criminosos. A apresentadora foi liberada após o pagamento de resgate no valor de R$ 500 mil.

Dois dos sequestradores foram presos após a libertação de Patrícia. Entretanto, um terceiro criminoso, Fernando Dutra Pinto, conseguiu fugir. Ao lado de sua namorada, Jennifer, ele invadiu a mansão do dono do SBT em 30 de agosto de 2001, e manteve o empresário refém por cerca de 8 horas. A esposa e as filhas dele também foram feitas de reféns, além de funcionários da casa.

Sequestrador disse ter feito Silvio refém por medo de ser morto pela polícia. Fernando exigiu um helicóptero para a fuga e se recusava em negociar com a polícia. Primeiro, o criminosou libertou Íris, depois as filhas e os funcionários, mantendo apenas o apresentador sob seu domínio.

Negociações para libertar Silvio foram transmitidas ao vivo pela TV. Depois de 8 horas mantendo o dono do SBT refém, Fernando concordou em libertar o empresário e se entregar graças a intervenção do então governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, que garantiu sua integridade física.

Sequestro e trajetória do apresentador serão retratados na cinebiografia "Silvio". O longamentragem estrelado por Rodrigo Faro que dá vida ao comunicador, chegará aos cinemas em setembro. O ator Johnnas Oliva interpreta o sequestrador Fernando Dutra Pinto.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Alckmin relembra sequestro de Silvio Santos: 'Bom humor até na dificuldade' - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade