Topo

Relação em segredo e adoção: quem foi Cidinha, 1ª mulher de Silvio Santos

de Splash, em São Paulo

19/08/2024 12h40Atualizada em 20/08/2024 08h23

Silvio Santos, que morreu no último sábado (17) aos 93 anos, foi casado duas vezes. Sua primeira mulher, Maria Aparecida Vieira Abravanel, ou Cidinha, é pouco citada, mas foi muito marcante em sua vida - inclusive, motivo de arrependimentos.

Cidinha era telefonista e trabalhava na Rádio Nacional quando ela e Silvio se conheceram. Sua mãe tinha uma pensão na região da Rua Treze de Maio, no Bixiga, e interessado na moça, o apresentador resolveu fazer daquele o seu endereço.

Silvio Santos e Cidinha Abravanel, sua primeira esposa Imagem: Reprodução/Instagram

Eles se casaram em 1962, mas Silvio preferiu manter a relação em segredo. Ele tinha uma explicação. Por ser apresentador de programa de auditório da TV Paulista, não queria que as mulheres que o assistiam se sentissem, digamos, encabuladas, de bater palma e gritar por ele no palco. Queria manter seu lado galã.

Por isso, o casal viveu um relacionamento discreto. Nem mesmo as filhas eram comentadas em público. E eles tiveram duas: Cíntia e Silvia Abravanel, que foi adotada ainda bebê.

A chegada de Silvia

A adoção aconteceu porque Cidinha não conseguia engravidar da segunda filha, mas tinha o sonho de aumentar a família. No podcast Bagaceira Chique, de Luciana Gimenez, Silvia contou um pouco como foi que se tornou uma Abravanel.

Silvio Santos, Cidinha Abravanel e suas filhas Imagem: Reprodução/Instagram

"Cheguei em casa com três dias de vida. (...) Tinha uma senhora, chamada Terezinha Mãe Cegonha, que arrumava filhos para pais que não tinham e era muito amiga do Manuel de Nóbrega", disse. Como o amigo de Silvio, Nóbrega, não quis mais uma filha, indicou a adoção para os Abravanel.

"Era para eu ser irmã do Carlos Alberto e não filha do Silvio. Só que o Carlos Alberto já era mais velho, ele tinha 19 anos. Aí o Manuel falou: 'Eu não quero. A Dalila não quer. Mas o Silvio quer. Dá pra Cida'", contou no programa.

Doença acabou com relação

Cidinha e Cintia Abravanel Imagem: Reprodução/Instagram

Cidinha Abravanel foi diagnosticada com um câncer no estômago muito jovem, no começo da década de 1970. Segundo as filhas, Silvio amava a mulher e não poupou recursos e cuidados para que ela conseguisse vencer a doença.

Cidinha chegou a passar uma temporada de seis meses em Nova York para tratar o câncer, mas voltou ao Brasil já muito fragilizada. Silvio precisava, às vezes, levá-la no colo até a mesa de jantar, porque a mulher não tinha forças para caminhar.

Aos 39 anos, ela faleceu vítima do câncer, em 1977. Eles ficaram 15 anos casados. Silvio admitiu que manter a relação em segredo foi um de seus maiores arrependimentos da vida.

Quando lembro que eu dizia ser solteiro, que eu escondia as minhas filhas para poder ser o galã, quando eu falo com a minha consciência, acho que é uma das coisas imperdoáveis que eu fiz, diante da minha imaturidade, Silvio Santos em 1988

Ele chegou a dizer, durante o Programa Silvio Santos, que a maior tristeza de sua vida foi a morte de Cidinha.

A árvore genealógica Abravanel

Silvio Santos deixou uma grande família após sua morte: a esposa Íris, com quem se casou alguns anos após a morte de Cidinha, seis filhas, 14 netos e 4 bisnetos. Conheça um pouco deles:

Cintia Abravanel

Cintia Abravanel com o pai Silvio Santos quando era criança Imagem: Instagram/@cintiaabrava

Filha mais velha do apresentador, com 61 anos. Ela é irmã de Silvia Abravanel e é filha de Cidinha. Ela é diretora da área cultural do Grupo Silvio Santos e tem três filhos: Tiago Abravanel, Lígia Abravanel e Vivian Abravanel.

Os netos de Cintia são os únicos bisnetos de Silvio: Lígia é mãe de dois filhos, Miguel e Davi, e Vivian também de dois, Matheus e Luiza.

Silvia Abravanel

Silvia Abravanel e seu pai, Silvio Santos Imagem: Reprodução/Instagram @silviaabravanel

Silvia é quem cuida da programação matinal do SBT. Já foi apresentadora do "Bom Dia & Cia" e hoje está à frente do "Sábado Animado", faixa de desenho que vai ao ar aos finais de semana, a partir das 6 da manhã. Ela tem duas filhas: Luana Abravanel Abbas e Amanda Abravanel Coimbra.

Daniela Beyruti

Daniela Beyruti e Silvio Sanros Imagem: Reprodução/Instagram

Muito envolvida nos negócios do pai, Daniela é a primeira filha do segundo casamento de Sílvio, com Iris Abravanel. Ela assumiu a vice-presidência do SBT na ausência do pai e é mãe de três filhos: Gabriel, Manuela e Lucas Beyruti.

Patrícia Abravanel

Patricia Abravanel e Silvio Santos Imagem: Divulgação/SBT

Essa é a filha mais famosa do apresentador, que comanda o Programa Silvio Santos desde 2021, quando o Homem do Baú se afastou de suas atividades por conta da pandemia. Midiática, ela já tinha apresentado outros programas da casa, como o "Cante se Puder", "Roda a Roda Jequiti", o sorteio da Tele Sena, o "Máquina da Fama" e o "Topa ou não Topa". Ela tem três filhos: Pedro, Jane e Senor.

Rebeca Abravanel

Rebeca Abravael ao lado do pai Imagem: Divulgação/SBT

Aos 43 anos, ela apresenta o "Roda a Roda Jequiti" desde 2017. Ela é casada com o ex-jogador de futebol Alexandre Pato e mãe de Benjamin.

Renata Abravanel

Renata Abravanel e Silvio Santos Imagem: Reprodução/Instagram

A caçula, ao contrário das irmãs, vive longe dos holofotes. Ela é presidente do conselho do Grupo Silvio Santos e tem dois filhos, Nina e André.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Relação em segredo e adoção: quem foi Cidinha, 1ª mulher de Silvio Santos - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade