Conteúdo publicado há 4 meses

Boninho curte post em que ex-diretor da Globo detona Silvio Santos

Boninho curtiu uma publicação em que Luis Erlanger, ex-diretor da Globo, critica Silvio Santos.

Boninho curtiu publicação em que Luis Erlanger criticou Silvio Santos
Boninho curtiu publicação em que Luis Erlanger criticou Silvio Santos Imagem: Reprodução/Instagram

Erlanger diz que o apresentador era um ícone, mas "santo só no sobrenome". "No Brasil, morrer vem com anistia automática. E bajulação", escreveu.

O ex-diretor disse que Silvio furtou o projeto original do BBB e batizou de Casa dos Artistas. A Casa dos Artistas foi lançada em 2001, enquanto o BBB estreou em 2002.

Entre outras críticas, ele diz que o Baú da Felicidade era uma "picaretagem". "É indiscutível que Sílvio Santos está no topo na história da nossa televisão. No seu gênero (prefiro o Chacrinha), o maior apresentador de programa de auditório. O Baú da Felicidade - que ganhou de presente - era uma picaretagem. Lançou a Tele Sena, um modelo de aposta proibido disfarçado de título de capitalização. Sem lastro."

Também mencionou os laços políticos do apresentador. "Como outros magnatas da Comunicação - como Roberto Marinho - apoiou o golpe militar. Mas foi além. Ele mesmo admitia que ganhou o canal de TV do general-ditador Figueiredo. Nos intervalos, exibia campanhas com o slogan do regime militar 'Brasil, ame-o ou deixe-o'. No governo Bolsonaro, voltou com 'A Semana do Presidente', exibido na ditadura."

Disse ainda que a fraude do Banco PanAmericano foi o "maior escândalo financeiro da década". Seis ex-diretores do banco foram condenados, e as investigações continuam.

Erlanger também chamou de "covardia" a disputa com Zé Celso pelo terreno próximo ao Teatro Oficina, que durou quatro décadas. A Prefeitura de São Paulo recebeu, na semana passada, um cheque da Uninove destinado à compra do terreno após um acordo judicial. Com isso, o local abrigará o futuro Parque do Rio Bixiga, sonho do diretor Zé Celso, que morreu no ano passado.

Além de Boninho, a atriz Elisa Lucinda também elogiou a publicação. "Sincera e corajosa postura", ela escreveu.

Continua após a publicidade


Quem é Luis Erlanger?

Em 1995, o jornalista se tornou diretor editorial da Central Globo de Jornalismo (CGJ) da TV Globo.

Em 2000, assumiu o cargo de diretor da Central Globo de Comunicação (CGCOM).

Em 2013, se tornou diretor da nova Central Globo de Análise de Conteúdo e Controle de Qualidade.

Continua após a publicidade

Em 2014, deixou a Globo, para montar sua própria produtora.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.