Topo

Tailandês Mew reflete sobre sua carreira no Universo Boys Love: 'Evoluímos'

Mew Suppasit no seu fan meeting no Brasil. A foto foi tirada por Tul, seu namorado. Imagem: @mewsuppasit/instagram

Camila Monteiro

Colaboração para Splash de São Paulo

21/08/2024 12h01

Ator, cantor, produtor e engenheiro que atualmente está fazendo doutorado em engenharia industrial, Mew Suppasit é um artista multifacetado e um dos grandes pioneiros do sucesso global dos seriados Boys Love, os BLs.

Mew ficou conhecido por seu papel como Tharn na série de muito sucesso 'Tharntype', que fez tanto barulho em 2019 que retornou para uma segunda temporada um ano depois, com o casamento dos protagonistas. Embora a série tenha seus problemas, ela foi um marco, tanto na carreira do artista quanto na indústria, e já mostrava que Mew sempre foi precursor em tudo que fez.

Relacionadas

"A indústria de BL mudou muito nesses cinco anos, hoje as pessoas estão mais abertas, e isso é muito importante, fico feliz de como as coisas estão evoluindo", explica o ator e cantor em conversa exclusiva para Splash.

O relacionamento com Tul

Muito simpático e bem vestido, Mew estava na sala de entrevistas junto do seu namorado, o também ator Tul Pakorn, outro precursor do gênero, só que com outro par. Na Tailândia o relacionamento de ambos virou um acontecimento enorme, e a importância de duas figuras públicas assumirem uma relação LGBTQIAP+ também é enorme.

"Mew foi essencial para que eu tivesse coragem de expôr ao público a nossa relação. Eu tinha muito receio, e ele me deu total confiança de que era importante, que alguém precisava dar o pontapé inicial", conta Tul. Mew explica que a sociedade está mais aberta e que ele se sentiu mais seguro e pronto para falar sobre seu relacionamento. Em junho deste ano, o Parlamento tailandês finalmente aprovou o casamento gay no país, depois de uma luta de anos da comunidade.

Paulo Coelho, viagens e horas de sono

Em meio a carreira artística, estudos, namoro e pressão da mídia, Mew conta que o que ele mais gosta de fazer para relaxar é viajar. Ele e Tul estão constantemente buscando novos destinos para explorar. Atualmente a dupla está curtindo o Rio, depois da passagem por São Paulo.

Além de viagens, ele também relaxa ouvindo seu artista preferido, Ed Sheeran. Questionado se ele tem algum livro preferido, Mew responde: "O Alquimista". "Eu adoro 'O Alquimista', do Paulo Coelho", complementa.

"Dormir também é muito importante para mim. Aproveito sempre para descansar, principalmente em vôos longos. Para vir para cá foram mais de 26 horas, e eu dormi muito e foi ótimo", afirma sorrindo. O artista conta que estava com muita expectativa para o show no Brasil e que ficou surpreso com a recepção enorme no aeroporto de Guarulhos. "Não estava esperando e ficamos muito felizes", explica.

O show

Como todo fanmeeting, tivemos muito mais tempo de interações e brincadeiras entre Mew e seus fãs do que em um show propriamente dito, com estrutura e diversas performances musicais.

Ele abriu a apresentação com a icônica "Rolling in the Deep", de Adele, e só foi cantar novamente depois de dançar um pouco de funk — infelizmente não é o forte dele — e dar algumas dicas de séries e filmes para o público (notável indicação do excelente "Retrato de uma Jovem em Chamas', filme francês LGBTQIAP+).

Tul fez duas curtas participações, primeiro em uma "prenda", onde Mew teve que fazer agachamentos com ele nas costas, e, depois, no fim do show, para tirar fotos do namorado com a bandeira do Brasil e o público. Os dois são sempre muito fofos e geram comoção generalizada.

Depois de trocar mais uma vez de roupa e de cantar "Demons", do grupo Imagine Dragons, alguns fãs subiram no palco para ensinar o artista a dançar algumas músicas brasileiras, incluindo funk, samba e brega. Sempre sorridente, Mew parece ter se divertido com a energia caótica brasileira.

Já na parte final do fanmeeting, ele cantou pela primeira vez no show uma música autoral, "Seasons of You", que está presente no seu primeiro disco, "365", lançado em 2021. Enquanto ele cantava, finalmente em thai, no telão aparecia uma imagem com metade da bandeira do Brasil e metade da bandeira da Tailândia.

Após uma homenagem dos fãs exposta no telão e muitas declarações de amor ao país, Mew fez um post em seu instagram agradecendo pelo carinho, com fotos do show e na cidade de São Paulo. O público brasileiro, mais uma vez, deixou sua marca.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Tailandês Mew reflete sobre sua carreira no Universo Boys Love: 'Evoluímos' - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade