Padrinho do 1º casamento dela: a história de amor de Iris e Silvio Santos
De Splash, em São Paulo
22/08/2024 05h30Atualizada em 22/08/2024 16h40
Silvio Santos, que morreu no sábado (17), conheceu a segunda mulher, Íris Abravanel, 76, durante um passeio em uma praia no Guarujá, litoral de São Paulo. Na ocasião, Íris tinha 19 anos e era noiva, enquanto Silvio tinha 37.
Iris conta que ele foi padrinho de casamento dela, sendo escolhido pelo noivo para ocupar a posição de honra. Ela falou sobre a história no ano passado, durante entrevista ao Danilo Gentili no The Noite.
Era noiva quando conheci ele. Ele foi padrinho de casamento [pelo lado] do meu primeiro marido. É muito trágico.
Íris Abravanel, em entrevista para The Noite, em agosto de 2023
O que aconteceu
Íris diz que conheceu Silvio em uma praia que só se chega de lancha, no Guarujá. "Eram férias de janeiro. Estava em uma praia que só poderia ir de lancha (...). De repente chega um barco. Ele desce, branquelo, transparente. Parecia uma lombriga: grande e branquinho. Lá não tinha guarda-sol ou árvore para se proteger. Aí acharam uma pedra e enfiaram ele lá embaixo. Quando olhei de longe, falei: 'Caramba, parecia uma ostra'."
Na época, ela era noiva e Silvio era casado com Cidinha. Íris não entrou em detalhes sobre quem seria o primeiro marido, apenas afirmou que ele "já morreu" e por isso ela pode falar sobre o assunto.
Na ocasião do encontro, que segundo as informações de Íris teria ocorrido em 1967, Silvio ainda era casado com Maria Aparecida Vieira, com quem permaneceu até 1977. Cidinha morreu naquele ano em decorrência de um câncer no estômago.
Quando os dois começaram a namorar, o pai não aprovava o relacionamento. "Quando meu pai soube [que queria namorar o Silvio] ele ficou três dias de cama. Ele ficou louco, dava soco na parede. [Ele dizia]: 'Eu achava que minha filha era inteligente, você é uma burra, se meter com homem de televisão'. Ele queria matar o Silvio. Aí o Silvio chamou ele para conversar (...). Meu pai voltou apaixonado [pelo Silvio]."
Declaração de amor - e quase divórcio
Em 2016, Íris se declarou para Silvio ao TV Fama ao responder sobre o que ela achava das brincadeiras do apresentador envolvendo mulheres. "O amor é uma coisa que a gente sente, mas aprende a cada dia também."
Às vezes eu olho para ele, tomando café da manhã e penso: o que eu posso fazer para tornar o dia dele melhor? Então com certeza não é reprimindo, tirando a liberdade dele, não é assim que eu vou tornar o dia dele melhor. É incentivando, dando liberdade para ele, é deixando ele ser quem ele é. Eu acho que isso é amor.
Durante os 43 anos de relacionamento, o casal ainda enfrentou um "quase divórcio". Em entrevista ao De Frente com a Gabi, em julho de 2017, Íris contou que o período de separação foi de quase um ano. Segundo ela, o motivo seria os ciúmes de Silvio. No entanto, na época, houve rumores um caso com Sula Miranda, irmã de Gretchen. Ela negou a história.
Os dois ainda são pais de quatro mulheres. São elas: Patrícia, Daniela, Renata e Rebeca. Silvio ainda é pai de Silvia e Cintia, do casamento anterior.