OPINIÃO
Mesmo gripado, Fabiano segura 3 horas de show especial 'Os Menotti 20 Anos'
Pérola Mathais
Colaboração para Splash, em Barretos*
22/08/2024 11h20
Cesar Menotti & Fabiano se apresentaram nesta quarta-feira (21), pela segunda vez, na Festa do Peão de Barretos 2024, recebendo diversos convidados para dividirem o palco principal. Logo que abriu o show, a dupla encontrou uma arena cheia, mas ainda aquém de sua capacidade de lotação. O fato de ser meio de semana explica o porquê de uma movimentação tranquila no Barretão.
Do início ao fim, quem estava na festa presenciou um desfile de grandes sucessos da música sertaneja brasileira. Ainda nesse começo, eles cantaram "Não Era Eu", "Nova York", de Chrystian, e Ralf, e "Como um Anjo". O público se empolgou com a entrada da dupla e a promessa de uma noite de hits para cantar junto — tanto das gerações mais antigas como das mais novas.
Relacionadas
Tendo começado a vida artística cantando em barzinhos pelo interior de Minas Gerais, até se mudarem para Belo Horizonte, onde começam a ganhar espaço e destaque, a dupla relembrou também sua trajetória com duas músicas de Zezé di Camargo & Luciano, "Pão de Mel" e "Você Vai Ver".
A pouca interação com público até ali é logo justificada por Fabiano: justo na semana do especial 'Os Menotti 20 Anos', como embaixadores, ele pegou uma gripe forte. Dava para perceber a voz alterada apenas quando o cantor conversava, e o show transcorreu sem maiores problemas — até porque, a cada convidado que subia ao palco, a dupla dava espaço e ficava quase sempre de espectadora.
Cumprindo os protocolos da festa, César e Fabiano agradeceram pelo protagonismo recebido e fizeram o grande anúncio da noite, quem os sucederá no ano que vem: Ana Castela.
Destaque atual do sertanejo, a cantora de 20 anos não só se apresentou na semana passada como curtiu a festa até amanhecer. No entanto, logo no dia do anúncio, ficamos restritos à sua presença virtual por vídeo transmitido no telão. Ela alegou que, por causa dos compromissos de sua agenda, não pôde estar presente.
Para a dupla, a escolha de Ana Castela representa uma possibilidade de renovação da festa, por ela ser mulher, jovem e já com enorme alcance e reconhecimento. Eles abraçaram a ideia ao chamar mais três mulheres para sua apresentação (ainda que em momentos alternados): Lorena Cristine, Bruna Viola e Gabi Martins.
A cada entrada, sucessos das duplas sertanejas dos anos de 1990 e os clássicos modões tinham seu espaço garantido. Sendo destaque a participação de Bruna Viola. Ela, além de trazer o instrumento que carrega no nome ao palco, cantou música composta em parceria com Chitãozinho & Xororó — "Vida", lançada neste ano.
Da velha guarda, Os Menotti receberam emocionados Lourenço & Lourival, dupla que iniciou carreira na década de 1950. Aos quase 90 anos, eles entregaram performance vocal e de palco elegante. O mesmo se deu com a entrada do Trio Parada Dura e sua clássica "Vivendo Aqui no Mato", que retrata uma vida rural bucólica um tanto distante da realidade agrária que circunda a festa.
A longa trajetória de sucesso de César Menotti & Fabiano foi não só inspiração para os cantores mais jovens como também ajudou a abrir e selar os caminhos para quem veio depois. Como declarou a dupla
Fiduma & Jeca, surgida na Universidade Estadual Paulista de Ilha Solteira. A participação deles no show foi marcada pela entrega do disco de platina por 50 milhões de streams pelas mãos dos anfitriões.
Ao longo das três horas de show, César Menotti & Fabiano se consagraram mais uma vez como um dos maiores nomes do sertanejo, mas sem fugir muito do script da maratona de hits entre um intervalo e outro e das chamadas já batidas para anunciar a música que viria a seguir.
*A jornalista viaja a convite da organização da Festa.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL