Topo

'Sailor Moon Cosmos': O que você precisa saber antes de assistir

"Sailor Moon Cosmos" Imagem: Divulgação/Toei Animation

Fábio Garcia

22/08/2024 12h00

Nesta quinta-feira (22) estreou na Netflix a duologia "Sailor Moon Cosmos", dois filmes que encerram a saga da guerreira lunar Usagi Tsukino. Como "Sailor Moon" é uma franquia muito querida no Brasil, embora muito "confusa" de se acompanhar, Splash reuniu aqui explicações para você que quer se aventurar pelo novo filme da heroína com roupa de marinheiro.

O que precisa ter assistido antes?

É importante lembrar que "Sailor Moon Cosmos" não faz parte do universo do antigo anime de "Sailor Moon", que foi exibido no Brasil pela Manchete e posteriormente pelo Cartoon Network e Rede Record. "Cosmos" é a continuação direta dos dois filmes "Sailor Moon Eternal", que por sua vez dão sequência aos eventos de "Sailor Moon Crystal".

Caso prefira acompanhar pela versão em quadrinhos, o conteúdo equivalente é do volume 1 ao 10, seguindo a mais recente publicação da editora JBC. Ou seja, "Sailor Moon Cosmos" adapta os dois últimos volumes do mangá até o final da história.

Relacionadas

Anime de "Sailor Moon Crystal" Imagem: Reprodução/Toei Animation

O que é "Sailor Moon Crystal"?

"Sailor Moon Crystal" é o mais recente anime de "Sailor Moon", e foi lançado em 2014 como uma celebração do mangá shoujo criado por Naoko Takeuchi. A ideia desta nova série é ignorar todas as mudanças do anime clássico, que precisou criar fillers e aventuras extras para não ultrapassar a publicação do mangá, e seguir fielmente a trama da autora.

Num geral, os fãs se decepcionaram com o resultado de "Sailor Moon Crystal". Embora seja interessante a ideia de seguir o mangá original, que traz desenvolvimentos bem diferentes do anime dos anos 1990, o baixo orçamento da produção decepcionou quem esperava a exuberância do mangá traduzida em uma animação bela. O fato de ser uma animação diretamente para a internet, em um tempo em que isso era incomum, jogou contra a história de Naoko.As duas primeiras temporadas de "Sailor Moon Crystal" adaptaram os dois primeiros arcos do mangá, primeiro mostrando o nascimento das guerreiras e a luta contra a Rainha Beryl e depois o conflito com o Dark Moon (o equivalente à primeira série e à temporada "R" do anime clássico), que é quando Chibi-Usa vem do futuro em busca das Sailors e ajuda na batalha contra os alienígenas.

Chibiusa ameaça Usagi em "Sailor Moon Crystal" Imagem: Reprodução/Toei Animation

A terceira temporada adapta o arco Death Busters, no qual Sailor Moon recebe a ajuda de novas guerreiras, Sailor Uranus e Sailor Neptune, para enfrentar o maldoso Pharao 90, que sonha em ocupar a Terra. Dessa vez a Toei Animation decidiu ir por um rumo diferente. O estúdio injetou mais dinheiro na série e convocou a diretora Chiaki Kon (de "Higurashi") para colocar ordem na casa. Chiaki fez "Crystal" ter uma animação mais bonita e ainda prestou muitas homenagens à série de anime clássica em golpes e cenas.

A quarta temporada veio em "Sailor Moon Eternal", uma duologia de filmes adaptando o confronto contra o Dead Moon Circus e a rainha Neherenia. Os longas foram lançados mundialmente pela Netflix, inclusive com uma dublagem brasileira que tentou resgatar o máximo de vozes da antiga dublagem da série.

Cena de "Sailor Moon Cosmos" Imagem: Reprodução/Naoko Takeuchi/Toei Animation

Quais as diferenças deste para o anime clássico?

Naoko Takeuchi publicou o mangá de "Sailor Moon" simultaneamente à exibição da série de televisão, então muitos fillers foram criados para "enrolar" o anime. Os animadores da Toei Animation criaram inimigos inéditos, histórias protagonizadas pelas coadjuvantes e mudaram consideravelmente a história do mangá, utilizando-a apenas como base para novos poderes e designs de inimigos.

Com isso, "Crystal" tem um desenvolvimento diferente. A história é mais acelerada, sem muito desenvolvimento dos laços de amizades das Sailors. Os inimigos que eram generais no anime antigo agora são exterminados com rapidez, e o objetivo de alguns vilões também segue uma linha distinta do anime anterior.

E qual a trama de "Sailor Moon Cosmos"?

A vida de Usagi muda quando seu namorado Mamoru viaja para fazer intercâmbio. Ele então é assassinado por Sailor Galaxia, que lhe rouba o Cristal Dourado, mas Usagi continua achando que seu "Mamo-chan" continua nos Estados Unidos.

Enquanto isso, um grupo de idols chamado Three Lights chega ao Japão e os três cantores vão estudar na mesma escola de Usagi. Coincidentemente três novas sailors aparecem no pedaço, as Sailors Starlights, e do nada Usagi recebe a visita de uma criança chamada Chibi-chibi.

Onde assistir "Sailor Moon Crystal" e os filmes "Eternal" e "Cosmos"?

A série "Sailor Moon Crystal" está disponível na Crunchyroll, com legendas em português.

Já os filmes de "Eternal" e "Cosmos" estão disponíveis na Netflix, com legendas em português e também dublagem com parte das vozes da versão clássica da série.

E se quiser ver o clássico?

Anime "Sailor Moon S" Imagem: Reprodução/Toei Animation

Caso queira reviver sua nostalgia por "Sailor Moon" ou apenas não é tão fã do estilo de anime da série "Crystal", toda a série está disponível para ser assistida no Prime Video.

Infelizmente a dublagem das duas primeiras temporadas ("Sailor Moon" e "Sailor Moon R") foi perdida, então elas estão com áudio em japonês e legenda em português. Já "Sailor Moon S", "Sailor Moon SuperS" e "Sailor Moon Sailor Stars" estão com dublagem em português.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

'Sailor Moon Cosmos': O que você precisa saber antes de assistir - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Universo dos Animes