Feminismo, muito sangue e terror: Os motivos para ver 'Pisque Duas Vezes'
"Pisque Duas Vezes" já está em cartaz nos cinemas e é um daqueles suspenses de surpreender o público. O filme mistura terror, mistério, feminismo e muito sangue. A aprovação da crítica no Rotten Tomatoes — agregador online de críticas — é de 79%.
Se você ainda não está convencido, Splash te dá oito motivos para assistir "Pisque Duas Vezes".
História
O longa acompanha a garçonete Frida (Naomi Ackie), que cruza o caminho do magnata da tecnologia Slater King (Channing Tatum) durante um glamouroso baile para angariar fundos para uma instituição. O ricaço a convida, de maneira espontânea, para passar as férias dos sonhos em uma ilha privada.
São inúmeras noites de festa, com dias ensolarados e muita diversão. No entanto, à medida que o encanto se dissipa e eventos estranhos começam a surgir, Frida é impulsionada a questionar a própria realidade.
Uma aura de desconforto paira sobre o paraíso aparente, e ela se vê obrigada a desvendar os segredos ocultos da ilha se deseja sobreviver ao que se transforma em um pesadelo. "Pisque Duas Vezes" mergulha em uma jornada extraordinária e situações cada vez mais sinistras desafiam a percepção da realidade da protagonista.
Zoë Kravitz
Filme marca estreia de Zoë como diretora. Esta é a primeira vez que a atriz e filha de Lenny Kravitz está a frente de uma produção.
O anúncio do filme aconteceu em junho de 2021. Ela também co-escreveu o roteiro ao lado de E.T. Feigenbaum, e o script levou seis anos para ficar pronto.
A diretora conheceu o noivo durante a produção de "Pisque Duas Vezes", em 2021. Zoë Kravitz e Channing Tatum engataram um namoro durante as filmagens e noivaram em outubro de 2023.
O ator disse que nunca trabalhou em um filme como este. Ele é só elogios à noiva e os dois apareceram juntos no tapete vermelho.
Referências
Os cinéfilos de plantão podem caçar diversas referências presentes no filme. "Matrix" e "Twin Peaks", por exemplo, são algumas que se sobressaem. No caso da série, até mesmo o protagonista, Kyle Maclachlan, faz uma participação especial.
As comparações também existem. O premiado "Corra!", de Jordan Peele, é um filme que guarda diversas semelhanças com "Pisque Duas Vezes", assim como o também oscarizado "Bela Vingança", da diretora Emerald Fennell (explicar o porquê das comparações pode ser spoiler!).
Feminismo
Um assunto bastante presente no filme é o feminismo em suas diversas formas. Com uma mulher no comando, o tema é abordado de maneira realista e até mesmo orgânica.
Newsletter
SPLASH TV
Nossos colunistas comentam tudo o que acontece na TV. Aberta e fechada, no ar e nos bastidores. Sem moderação e com muita descontração.
Quero receberSororidade, por exemplo, é algo mostrado a todo o tempo. A amizade e cumplicidade feminina aqui não é retratada por meio do clichê de brigas entre elas, ao contrário.
Sem revelar muito sobre o final, é possível dizer que ele é satisfatório e catártico. As mulheres podem comemorar.
Violência
"Pisque Duas Vezes" não segura a mão quando o assunto é violência. Há cenas bastante explícitas, com sangue de sora.
No entanto, quando é preciso retratar violência sexual, Kravtiz o faz com maestria. As sequências são feitas de maneira chocante, mas não agridem, pois elas contam com a sensibilidade de uma mulher que sabe como dirigir.
Beyoncé
Sem revelar spoilers, um dos momentos mais empolgantes do filme traz a icônica música "I'm That Girl", da Beyoncé.
A artista não dá permissão para as pessoas usarem suas canções levianamente. Então, Zoë Kravitz explicou como conseguiu.
Quando o elenco estava filmando a sequência em questão, a diretora pediu para as atrizes escolherem músicas que fizessem elas "se sentissem o mais duronas possível". Naomi Ackie e Adria Arjona pediram Beyoncé.
Na sala de edição, Zoë percebeu que "I'm That Girl" ficaria perfeita para a sequência. Ela então enviou um pedido para a equipe de Beyoncé. "Tenho que pelo menos tentar — não vai acontecer, mas tentarei. E ela disse que sim, ainda não consigo acreditar", contou a diretora ao BuzzFeed.
Atuação
Além de Naomi Ackie e Channing Tatum, o elenco conta com grandes nomes. São eles: Christian Slater, Simone Rex, Adrian Arjona, Haley Joel Osment, Greena Davis e Alia Shawkat.
Reviravolta
Se eu pudesse dar uma dica, seria: fuja dos spoilers. A reviravolta é surpreendente.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.