Circense supera golpe em Barretos e faz sucesso como 'Kiko': 'Dormi na rua'

Andar pelos arredores do Parque do Peão, em Barretos, te proporciona encontrar figuras que vão muito além de cantores, celebridades ou peões de rodeio. O "Kiko do Brasil", personagem do circense Josias Battu, 42, é uma das surpresas da 69ª Festa do Peão de Barretos.

O curitibano decidiu investir na carreira de sósia do personagem Quico, do seriado "Chaves" (Televisa), quando a covid-19 causou o fechamento do circo que trabalhava. Em 2022, ele fez sucesso entre jovens e adultos, passou a receber convites para festas e rodeios e chegou em Barretos graças a uma tentativa de golpe.

Um rapaz se identificou como um empresário, me trouxe pra cá e queria cobrar valores. Ele mandou registrar o contrato em cartório e trazer pra ele em mãos. Graças a Deus, não entreguei, era um contrato de 5 anos e ele queria pegar 70% do cachê. Ele me trouxe em Barretos falando que ia ser vitrine, mas tinha que pagar R$ 500 pra ajudar o pessoal da filmagem, fotos.
Josi Battu, em entrevista para Splash

Artista chegou a dormir pelas ruas de Barretos após conseguir fugir do tal empresário. "Cheguei 2 dias antes [do combinado], comecei a perguntar dele e ninguém conhecia. Fiquei sabendo que eu ia cair num golpe e graças a Deus não caí. Passei até necessidade, não passei fome, porque as pessoas me ajudaram aqui, mas não tinha nada de dinheiro e dormi duas noites na rua".

Meu amigo que faz o Seu Madruga ainda disse: 'Kiko, vem embora. Você não merece passar por isso' e falei: 'não sei porque tá acontecendo isso, é porque Deus tá permitindo lá na frente eu ter uma história'. Se eu só chegar aqui e estourar, virar sucesso, como é que chegou? Acho que tudo é degrau por degrau. Hoje, tô no terceiro ano aqui e fechei com evento para ficar no parque dos Peãozinhos.

Quem é o "Kiko do Brasil"?

Natural de Curitiba (PR), Josias Battu entrou para o circo aos 14 anos com o sonho de se tornar artista. Por lá, ele atuou como ajudante geral dos funcionários, depois fez apresentações com fogo e também atuou como bilheteiro e ajudou no marketing do circo.

"Todo mundo que vai pro circo sonha virar artista. Só que pra você virar artista tem que ser de família tradicional circense ou vim de uma escola de circo. A gente chega lá, trabalha, como a gente fala na linguagem do circo, de peão", lembra.

Continua após a publicidade

Fã do seriado Chaves, o artista começou a se vestir de "Quico" por acaso para conseguir tirar o sustento já que a pandemia fechou o circo. "Nunca ninguém me chamou de Quico, nem eu achei que ia fazer Quico. Sempre gostei de assistir o seriado desde pequeno, tenho DVD, tenho coleção do Chaves".

Quando veio a pandemia, o circo foi o primeiro a parar. O pessoal de circo foi pra rua vender bolas. Fui o único que tive a ideia de me caracterizar de Quico. Saí só por marketing, né? Falei: 'a criança vai tirar uma foto com o personagem e eu vou vender a bola'. Todo mundo ficou falando que eu fiquei parecido.

"Kiko do Brasil" - com gráfia com duas letras K — explodiu após a chance de mostrar seu talento num show de Thaeme & Thiago, na Festa da Camomila, em Mandirituba (PR). "Fui estudando mais o personagem e Thaeme & Thiago me chamaram no palco. Eles me deixaram brincando umas duas músicas, até cantei e o Thiago ficou brincando com a bola. Eu tomei conta do palco, ele começou me seguir também, pediu pro povo me seguir e naquela noite ganhei acho que uns 5 mil seguidores".

Dali, abriu a porta pra mim vir pra Barretos em 2022, já saí no videoclipe do João Neto e Frederico, fui convidado pra dar entrevista ao vivo e graças a Deus começou a expandir. As portas foram se abrindo e hoje eu faço vários rodeios e festas pelo Brasil.

Sucesso como sósia do personagem de Chaves trouxe para Josias o sentimento de que venceu na vida. "Falo que o Josias é um fracassado lá do passado. O Quicome abriu portas, cheguei onde não achei que ia chegar. O Luan Pereira que tá se apresentando aqui me segue e o pessoal da produção dele tem um carinho enorme comigo. Os músicos vem me cumprimentar e já tenho foto com o Leonardo, Simone Mendes, Thaeme & Thiago e Zé Neto e Cristiano. Sempre tive vontade de chegar perto dos artistas, mas nunca consegui e, hoje, como Kiko as portas se abrem".

Continua após a publicidade

Como a fisionomia ajuda a caracterização do personagem, Josias tem animado crianças e adultos que estão visitando a Festa do Peão de Barretos. "Carinho do público é sensacional. Você tá passando, o pessoal já começa a gritar "Kiko, Kiko", e pede para tirar uma foto, pede pra chorar, fala como é que é o choro do Kiko e eu faço. Pessoal pergunta: 'e a bola quadrada' e digo: 'a bola quadrada o professor Girafalis' ainda não me deu. Quando ele me der, você vai ver".

Meu sonho é ir pro México conhecer Acapulco. Claro que modificou, já tá bem mudado, mas quero ainda conhecer lá. Conheço já a Dona Florinda, estive com ela, e o Carlos Villagrán fez uma videochamada pra mim na Califórnia. Também quero muito conhecer ele ainda pessoalmente.

Deixe seu comentário

Só para assinantes