OPINIÃO
Com eletrofunk, DJ Jiraya Uai toma lugar de duplas consagradas em Barretos
Pérola Mathias
Colaboração para Splash, em Barretos*
24/08/2024 19h30
O DJ do momento é o personagem Jiraya Uai, que se apresentou pela segunda vez na sexta (23) na tradicional Festa do Peão de Barretos. No palco montado no centro da arena onde acontecem os rodeios e os principais shows do evento, ele apresentou sua mistura de música eletrônica e funk — eletrofunk — com menções ao sertanejo.
Do alto da arquibancada, o que se via lá embaixo era uma massa de chapéus subindo e descendo. No camarote da Brahma, o entorno também dançava em rodinhas e formavam os trenzinhos comuns no estilo - inclusive, o maior sucesso do DJ é a faixa "Olha o Trem".
Seu visual e performance são feitos para chamar atenção pela extravagância kitsch da mistura de elementos regionais e contemporâneos.
Relacionadas
Vestido de camiseta de super-homem, calça jeans, chapéu de cowboy e óculos Juliet, ele não se apresenta sozinho, é acompanhado de personagens da Carreta Furacão. Ontem, vimos Chiquinha, Kiko, palhaço e um Cebolinha anão ao seu redor.
Na sua mesa de mix, uma enorme bandeira de Goiás, seu estado de origem. A música? Vendo-o pela internet, a impressão é a de que seria qualquer coisa, mas a verdade é que Andrew Bonfim, nome por trás da personagem, domina sua proposta.
Aos 26 anos, ele tem intimidade com a produção de música eletrônica desde a adolescência. Era recém-nascido quando algumas das músicas que utiliza em seus sets estouraram, como "Cerol na Mão", do Bonde do Tigrão. Dos sucessos sertanejos, nem se fala.
O eletrofunk é muito consumido no interior por ser tocado em festas de som automotivo e vem crescendo em criação, produção, público e espaços que ocupa. Por isso, o combo do DJ Jiraya foi certeiro para o sucesso.
Antes dele, no começo dos anos 2000, despontava em Goiânia a banda de rock alternativo Rollin'Chamas. O grupo fazia letras que emulavam o sertanejo, montavam cenário com sofá e churrasco em seus shows, uma enorme bandeira de Goiás com os dizeres: "Sou goiano e foda-se!". Além de contarem com um personagem extra, que era uma imitação do Markito, do "Programa do Ratinho", que ficava zoando o ambiente.
Seria o DJ Jiraya Uai uma versão mainstream agropop-eletrofunk dos Rollin'Chamas para a geração Z? O músico, antes de chegar até o centro da maior festa de rodeio da América Latina, foi chamado para fazer muitas festas promovidas por políticos locais e é adorado pelas crianças.
Difícil definir os limites de sua música, mas seja pelo talento musical ou por ter tido uma visão certeira para um projeto artístico, o fato é que ele escanteou duplas sertanejas consagradas do palco Arena para o palco Amanhecer.
*A jornalista viajou a Barretos a convite da organização da Festa.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL