OpiniãoTelevisão

Leão: TV Excelsior não merece ter sua história esquecida pela modernidade

Leão Lobo repercutiu o lançamento do livro "O Lado B de Boni" (Editor Best Seller), autobiografia na qual José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, 88, resgata sua trajetória pessoal e profissional, como um dos grandes nomes dos bastidores da TV brasileira.

Leão criticou Boni - e também a própria Globo - por não dar à extinta TV Excelsior o devido reconhecimento como parte da história da televisão. "A Excelsior era uma mistura da popularidade do SBT com a eficiência da Globo. Por que a Globo simplesmente ignora a história da TV Excelsior? O Boni passou pela TV Rio, pela Tupi, mas começou mesmo a crescer na carreira na Excelsior", criticou o jornalista, em seu quadro O Rugido do Leão, do programa Splash Show.

Ele citou o diretor televisivo Edson Leite como um dos responsáveis pelo destaque que a antiga emissora teve a seu tempo. "Era um homem muito criativo. Foi ele que trouxe as novelas e o videotape para o Brasil, que estabeleceu a programação horizontal da TV brasileira. Foi muito importante, mas ninguém fala dele nem da Excelsior, que foi uma grande emissora."

Leão lamenta que muitas das inovações de Leite sejam, até hoje, creditadas na conta de Boni. "Respeito o Boni e a trajetória dele na Globo, mas não se pode deixar de citar a importância do Edson Leite e da TV Excelsior, que criaram muitas coisas que depois a Globo, com muito dinheiro, continuou desenvolvendo."

'Xixi' transformou Rebeca Abravanel em apresentadora

Leão Lobo recordou a forma inusitada como Rebeca Abravanel, 43, tornou-se apresentadora do programa Roda a Roda Jequiti (SBT) - sem nunca ter tido a pretensão de sê-lo.

Segundo o jornalista, Silvio Santos obrigou a filha a se virar nos trinta, ao sair para ir ao banheiro e obrigá-la a comandar sozinha o game show. "A Rebeca era diretora da Jequiti, e o Silvio a convidou para estar no programa. De repente, virou para ela e disse: 'Fica aí no meu lugar que eu vou fazer xixi'. Virou as costas e foi embora! Ela teve que fazer o programa!"

  • O programa Splash Show é exibido ao vivo de segunda a sexta-feira, às 13h, no canal de Splash no YouTube e na home do UOL, com as principais notícias do dia e comentários. Assista à íntegra:
Continua após a publicidade

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

Só para assinantes