'The First Slam Dunk': Anime é bom até para quem não gosta de basquete
Chegou no catálogo da Netflix o filme "The First Slam Dunk", baseado na obra de basquete criada por Takehiko Inoue. Embora não tão famosa no Brasil, a série é muito influente no Japão e ajudou a popularizar o basquete no país em meados dos anos 1990. Splash preparou essa matéria para explicar o que é "Slam Dunk" e o que é necessário saber antes de assistir ao filme.
O que é "Slam Dunk"?
Criado por Takehiko Inoue e publicado originalmente na revista japonesa "Shonen Jump", "Slam Dunk" é considerada a maior série esportiva dos quadrinhos japoneses de todos os tempos. Esqueça "Super Campeões: Captain Tsubasa" e até mesmo o fenômeno "Haikyu": o Japão tem uma comoção imensa pela força dos jogadores de basquete do time do colégio Shohoku.
O mangá começou a ser publicado no Japão em 1990 e pouco tempo se tornou um dos principais pilares da revista ao lado de "Dragon Ball" e "Yu Yu Hakusho". O sucesso também fez com que a Toei Animation produzisse uma versão em anime que fez sucesso em muitos países. Infelizmente o Brasil ficou de fora nessa, e só tivemos acesso à série no começo dos anos 2000 quando o mangá foi publicado por aqui.
Atualmente "Slam Dunk" é o sétimo mangá mais vendido da história do Japão, abaixo de "One Piece" e "Naruto" e acima de "Demon Slayer" e "Attack on Titan".
Qual a história de "Slam Dunk"?
Hanamichi Sakuragi é um aluno baderneiro do colégio Shohoku que prometeu nunca mais se apaixonar... pelo menos até ver Haruko Akagi e se encantar novamente. Ela pergunta se ele joga basquete, e o rapaz tenta se interessar pelo esporte para conquistá-la.
Isso faz com que ele entre no clube de basquete da escola sem nem saber as regras, e agora precisará lidar com um time cheio de atletas de personalidade forte, como o rígido capitão Takenori Akagi (irmão de Haruko) e o gênio preguiçoso Kaede Rukawa.
No decorrer da história Sakuragi é apresentado às regras do esporte e demonstra ter um talento nato para algumas jogadas, e ao lado dos demais colegas de time lutará para fazer o colégio Shohoku chegar ao campeonato nacional.
E o que é "The First Slam Dunk"? Qual a história?
Em meados dos anos 2000, a Toei Animation tinha planos para transformar o clássico "Slam Dunk" em um longa-metragem. O plano original era continuar o anime, que foi encerrado sem cobrir toda a história do mangá.
No decorrer dos anos o estúdio foi fazendo experimentos misturando animação tradicional com computação gráfica, e logo conseguiram com que o autor Takehiko Inoue escrevesse o roteiro. Por fim, o mangaká também se tornou o diretor do filme.
Anunciado em 2021 e lançado no ano seguinte, "The First Slam Dunk" arrastou milhões de japoneses para os cinemas. O filme chegou até a ser considerado elegível para o Oscar de 2024, mas acabou perdendo a vaga para "O Menino e a Garça".
Sobre a trama, aqui o protagonista é Ryota Miyagi, o armador do time do Shohoku que chega em uma partida importante enquanto relembra os fatos que o levaram a jogar basquete. Em paralelo a isso veremos o time do colégio enfrentando os campeões nacionais, o colégio Sannoh.
Newsletter
SPLASH TV
Nossos colunistas comentam tudo o que acontece na TV. Aberta e fechada, no ar e nos bastidores. Sem moderação e com muita descontração.
Quero receberPosso assistir ao filme sem conhecer a série?
A resposta para essa pergunta é sim. "The First Slam Dunk" é uma adaptação do fim da história original, mas ao mesmo tempo é contada de uma forma que apresenta a franquia para quem está chegando agora.
Entre os momentos da partida final, o filme intercala não só o passado de Ryota, mas também alguns desdobramentos importantes dos personagens principais do time do Shohoku.
Claro que algumas concessões precisaram ser feitas para contar tudo na duração de um filme. Alguns dramas da partida final, como o problema de saúde de Akagi, acabaram de fora da história.
Outra coisa que pode confundir os mais novos na franquia é a falta de protagonismo de Sakuragi na primeira metade do filme. É Ryota quem toma a frente da história, por ter seu passado dramático revelado pela primeira vez.
Mas mesmo sem qualquer conhecimento prévio, o filme é competente ao apresentar o time e fazer com que o espectador torça para aqueles azarões. A sensação, ao final de tudo, é a de ver não um filme, mas uma partida muito emocionante de basquete.
Onde acompanhar a série?
Adorou "Slam Dunk" e agora quer conferir o maior mangá de basquete de todos os tempos? O título foi lançado no Brasil duas vezes, uma pela editora Conrad e outra pela Panini, que é a versão mais recente e fácil de encontrar.
Para ver o anime é um pouco mais complicado, porque a série dos anos 1990 não está disponível oficialmente no Brasil. Uma pena, mas ao menos temos o mangá e o filme na Netflix.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.