Faustão: Transplante de coração faz 1 ano em meio a chance de nova cirurgia

Fausto Silva, 74, completa nesta terça-feira (27) um ano com o novo coração. A data é celebrada em meio a possibilidade de um segundo transplante de rim, realizado em fevereiro de 2024, conforme revelado pelo próprio apresentador. Ele ainda faz hemodiálise duas vezes por semana.

Tem uma perspectiva de virar uma vez por semana ou até parar. Tenho duas expectativas. Uma é essa. Já tenho a possibilidade de operar com um médico curitibano, radicado em Miami (EUA). Já tive consulta com ele. Ele tem outro sistema, com doadores vivos. Faustão, em entrevista ao SBT

O apresentador tem enfrentado dificuldades com o processo de recuperação do segundo transplante. Ele chegou a receber diagnóstico de rejeição do órgão e, por isso, foi submetido a um tratamento "mais potente" em abril. À época, Luciana Cardoso, mulher do apresentador, informou que o quadro havia sido revertido.

Minha saúde está muito boa. Hoje, por exemplo, fiz duas horas de ginástica. Depois de dois transplantes em um prazo de seis meses, precisava recuperar a parte física. Se tornou meu mote de vida cuidar da funilaria.

Transplante de coração

Faustão em vídeo gravado após transplante de coração
Faustão em vídeo gravado após transplante de coração Imagem: Reprodução/Instagram

Faustão recebeu o novo coração no dia 27 de agosto de 2023, em cirurgia realizada sem intercorrências, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Semanas antes, o apresentador havia dado entrada no hospital com um quadro de insuficiência cardíaca — condição que vinha sendo acompanhada pela equipe médica desde o ano de 2020.

Ele deixou o hospital no dia 10 de setembro do mesmo ano, após 36 dias internado. "O paciente seguirá sob as orientações médicas e nutricionais necessárias para a reabilitação após o transplante cardíaco", informou a unidade de saúde, à época.

Faustão em programa na Band
Faustão em programa na Band Imagem: Reprodução
Continua após a publicidade

Na ocasião, no entanto, um detalhe chamou a atenção do público: o tempo de duração da cirurgia. De acordo com boletim médico divulgado naquele dia, o procedimento durou cerca de 2h30 e foi "realizado com sucesso".

Em entrevista exclusiva a Splash, o médico Fernando Bacal, cardiologista do apresentador, explicou que o tempo do transplante realizado no comunicador é mais comum do que as pessoas imaginam.

O período divulgado pelo hospital considera o tempo que a equipe médica levou para realizar a ligação entre as artérias e os tecidos. "É muito mais o tempo do implante, propriamente dito, que são as anastomoses [ligação entre artérias], que a gente fala onde faz as suturas [conjunto de manobras realizadas para unir tecidos] do coração novo."

Já o processo todo pode demorar cerca de seis horas. "Tem todo o processo de abertura, de fechamento, o osso para você poder operar o coração, você tem que serrar o osso, que é o osso esterno, depois fazer os fechamentos com os grampos, os fios metálicos..."

Apresentador foi submetido a um transplante de rim em fevereiro, cerca de seis meses após o transplante de coração. À época, o comunicador deu entrada no hospital após agravamento de uma doença renal crônica.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.