Por que Star Wars Outlaws não é uma cópia de GTA? Splash jogou preview!
Star Wars Outlaws chega na próxima sexta-feira (30) com a promessa de ser um dos jogos de mundo aberto mais divertidos de 2024. O game, desenvolvido pela Massive Entertainment e Ubisoft, estará disponível para as plataformas PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox Series X/S, Xbox One e PC.
Splash foi convidado pela Ubisoft para jogar quatro horas do jogo — que se passa entre os filmes 5 e 6 da saga, "O Império Contra-Ataca" e "O Retorno de Jedi". Nós exploramos as regiões Toshara, uma lua savana, e Kijimi, um planeta gélido, e podemos dizer que o jogo não é uma cópia de GTA.
Como é Star Wars Outlaws?
A fora da lei Kay Vess é a grande protagonista de Star Wars Outlaws. Ao lado do companheiro Nix, um pequeno alienígena que ajuda em combate, a heroína inicia o jogo indo parar em Toshara — planeta criado com exclusividade para o game — após sua aeronave roubada quebrar.
Ela e seu pet fofinho precisam se envolver com os principais sindicatos do crime para juntar créditos. Assim, terão condições de pagar o mecânico para arrumar a nave e deixar o planeta estranho.
O jogo oferece uma gameplay fácil e intuitiva. Todas as respostas das missões estão claras na tela. É preciso atenção para escolher os melhores caminhos e não complicar a vida da personagem. O game é o clássico ação, aventura e estratégia.
Você terá a possibilidade de jogar num modo "inteligente", agindo furtivamente entre as facções, ou no estilo "guerra", onde sai atirando em tudo o que se move. A escolha do estilo de jogar tem ligação com a reputação da personagem com os sindicatos do crime.
Quanto melhor a sua relação com as facções, maior liberdade terá para transitar pelos territórios de cada um e cumprir as missões — sem ter de entrar em confrontos. Caso não haja uma boa imagem, você terá de agir sorrateiramente para evitar perseguições dos criminosos.
Jogo em mundo aberto
Um dos grandes trunfos de Star Wars Outlaws é dar a possibilidade do player explorar todo o cenário. Ao longo da preview, Splash teve a oportunidade de vasculhar cada detalhe dos campos em meio as missões.
Detalhe é que não são simples campos abertos para transitar. Eles possuem respostas ou indicações para facilitar a sua vida no jogo. No Vale de Mirogana, por exemplo, a protagonista ganha informações valiosas a cada canto em que vasculha na intenção de recuperar um artefato.
Além disso, Kay é uma astuta vigarista que possui alguns recursos que lhe dão facilidades nas missões: um grampo para abrir baús e portas, gancho para alcançar lugares altos, e o poder de usar as armas dos rivais após combate e Nix para ludibriar os vilões.
Outro fator legal do mundo aberto é o poder de decisão dado ao jogador. Ao longo do jogo, a protagonista precisa se envolver com facções, mas pode escolher trair seus clientes para ganhar moral com os demais grupos. O poder de mudar o destino da protagonista é excelente.
Em resumo, o novo game oferece mundos vivos que trazem o desafio de experienciar curiosas histórias, brigas e intrigas entre as missões.
Combates sem grandes emoções
Se você espera grandes combates, não vai ser em Star Wars Outlaws que vai encontrar este cenário. O novo jogo da Massive Entertainment e Ubisoft traz um modelo de combate bem simples.
A jogabilidade é praticamente igual de outros jogos de tiro: você procura um local para se proteger e atira quando o adversário dá uma brecha. Antes de puxar o gatilho, Kay ainda tem a chance de aplicar golpes silenciosos em rivais distraídos, mas não são movimentos de encher os olhos.
O ponto alto das batalhas será, baseado na nossa experiência no jogo, quando Kay aciona o blaster. Com a arma especial, ela pode paralisar os rivais e até mesmo aniquilar seus escudos para rapidamente finalizar os embates.
Não deixa de ser divertido participar dos tiroteios do game, mas a experiência lhe remete aos clássicos jogos de tiro. A curiosidade fica para o que o blaster irá oferecer de recurso após o lançamento do jogo.
Navegação especial
Os fãs de Star Wars certamente irão ao delírio com os combates no espaço. Controlar a aeronave é muito divertido e bem fácil de entender.
Você tem a missão de pilotar a aeronave, desviar de grandes pedregulhos e atirar nos rivais até chegar ao destino final. O player também terá de aprender a controlar seus recursos nesta fase do game para não ficar sem munição e se tornar alvo fácil.
Uma tripulação ainda informa o jogador sobre o status dos inimigos e qual melhor caminho a seguir. Ou seja, você irá se sentir, de fato, numa missão da famosa saga de "Star Wars".
Cópia de GTA?
Star Wars Outlaws terá Kay Vess transitando por vários lugares hostis para cumprir missões e ganhar créditos. Como dito acima, a sobrevivência estará ligada à reputação construída ao longo do jogo.
Antes do lançamento do game, Julian Gerigthy, diretor criativo do game, indicou que o jogo teria um fator similar ao GTA: sistema de "estrela". Ou seja, a protagonista terá de ter cuidado com as suas tomadas de decisões não atrair uma forte perseguição das facções rivais para matá-la.
O sistema é semelhante ao do GTA, mas não uma cópia, como muito se especulou nas redes sociais. Poderíamos dizer que é uma cópia de GTA caso Kay pudesse roubar veículos e sair atropelando os vilões durante as missões — o que não seria uma má ideia.
Jogo promete conquistar fãs
Star Wars Outlaws é um jogo leve, divertido e pode atingir o posto de melhor jogo feito da franquia. Com uma jogabilidade fácil e intuitiva, a tendência é que você fique horas preso em frente ao videogame para cumprir as missões.
O game promete entregar muita nostalgia e diversão aos fãs da famosa saga. O jogo em mundo aberto é recheado de referências dos filmes e te faz se sentir incluso na realidade da franquia.
Claro, não é necessário ser um grande conhecedor do universo de "Star Wars". O fato de o jogo se passar entre dois dos filmes é apenas um detalhe.
Certamente o jogo tem potencial para se tornar um dos divertidos de 2024.