Maneva lamenta fim de Natiruts e brinca: 'Vamos ser a maior banda por W.O.'
Há quase 20 anos na estrada, Maneva ajuda a construir a história do reggae no país. Em entrevista a Splash, a banda lamenta o término do Natiruts, detalha como será show no Rio de Janeiro neste sábado (31) e dá spoilers do próximo álbum.
Futuro do reggae
Tales de Polli, Felipe Sousa, Fernando Gato, Fabinho Araújo e Diego Andrade formaram a banda em 2005. Desde então, viram a música brasileira e o reggae mudarem bastante. Eles contam que foram influenciados por bandas que ajudaram a popularizar o reggae no país, como Cidade Negra, que deixou o reggae mais pop, e Natiruts, que aproximou o reggae da MPB, além de nomes como Gilberto Gil e Planta & Raíz.
Natiruts é a maior banda de reggae desse país, pegaram outra fase do mercado e conseguiram se estabelecer... Quando eles pararem, a gente vai ser a maior banda de reggae por W.O.
Tales de Polli, vocalista
Relacionadas
Brincadeiras à parte, a galera do Maneva lamenta ver o Natiruts sair de cena, mas entende a decisão da banda. "É uma grande perda para o segmento. Eu, como fã, jamais queria ver o fim. A gente sabe que é normal cansar, mas não queria ter visto, não... A gente fica um pouco descontente com o Nat parando, mas eles fizeram uma trajetória brilhante e jamais vou julgar uma decisão deles... Quem esgotou quatro [shows no] Allianz Parque, em São Paulo, foi uma banda de reggae, dá muito orgulho para a gente", completa Tales.
O Natiruts parar é uma grande perda para o reggae. Precismos ver bandas mais novas chegando ao mainstream para continuar levando o nome do reggae... Temos muita gente boa, o Big UP, Gabriel Elias. O que falta é chegar o holofote para essa galera.
Diego Andrade, percussionista
Nesses 20 anos, eles ligaram o reggae a diferentes estilos musicais, como sertanejo, rap e samba. "Deixa a gente feliz, traz uma renovação de público, tanto faixa-etária —que é natural, a gente vê pai e filho nos shows— quanto fãs de outros estilos", pensa Tales.
Show no Rio
A próxima parada da banda é no Rio de Janeiro, neste sábado (31), onde a turma vai dar spoilers do próximo disco ao público. A apresentação acontece no Vivo Rio, na zona sul carioca, a partir das 22h.
É uma das despedidas da turnê antiga, a gente colocou algumas músicas novas no show. Vai ser um momento de transição. O Rio de Janeiro é uma cidade que sempre nos acolheu tanto. Era um grande sonho entrar no Rio, ter reconhecimento do Rio de Janeiro e isso aconteceu... Energia lá em cima com aquela felicidade da despedida e ter algo novo chegando.
Tales De Polli, vocalista
Uma das novas músicas é "Me Leva", que já foi lançada nas plataformas digitais. "Essa música nasceu para expressar a simplicidade da música. Quando a gente fala de autoral do Maneva, tem a parada da caneta, das letras e das harmonias mais sofisticadas. 'Me Leva' leva a gente de volta para a origem, uma parada mais simples e de fácil absorção. A gente está galgando uma parada leve nessa música, sem preocupação. Essa música simboliza o privilégio de você curtir a sua vida ao máximo", continua Tales.
Novo disco
Logo depois do show no Rio, eles viram a página e se preparam para lançar o álbum "Origem" nas plataformas digitais. Como diz o nome, o projeto quer levar a banda de volta às suas origens. E chega após um trabalho de regravações, o "Tudo Vira Reggae", que fez sucesso ao trazer clássicos da música nacional em formato de reggae.
O disco novo está embasado na nossa volta para os autorais. 'O Tudo Vira Reggae' teve grande repercussão, mas agora a gente se prepara para lançar 'Origem'. É justamente voltar às nossas origens, se reencontrando com a nossa produção, o Felipe tomou a frente desse projeto. Traz de novo o Maneva para o centro da história como começou lá em 2005.
Tales De Polli, vocalista
Os cinco viajaram ao Deserto do Atacama, no Chile, para gravar os vídeos de cada faixa. "Mais barato que o Nordeste", brinca Tales. "Foi bom para a gente conseguir se reconectar, nós cinco, decidimos juntos a decisão da locação e vivemos dias incríveis", prossegue Diego. "A gente conseguiu se conectar num árido tão grande, onde não tem sinal de vida, e a gente levou música, vida e energia ao deserto", completa Tales.
Tales, Felipe, Fernando, Fabinho e Diego já preparam as comemorações dos 20 anos para 2025, mas isso é papo para compartilhar com os fãs depois do lançamento de "Origem". "Estamos com as antenas ligadas", brinca Diego.
SERVIÇO - Maneva no Rio
- Data: 31 de agosto
- Horário: 22h
- Local: Vivo Rio (Av. Infante Dom Henrique, 85 - Parque do Flamengo)
- Ingressos (via Sympla): a partir de R$ 80 (meia-entrada na pista)