Maneva lamenta fim de Natiruts e brinca: 'Vamos ser a maior banda por W.O.'

Há quase 20 anos na estrada, Maneva ajuda a construir a história do reggae no país. Em entrevista a Splash, a banda lamenta o término do Natiruts, detalha como será show no Rio de Janeiro neste sábado (31) e dá spoilers do próximo álbum.

Futuro do reggae

Tales de Polli, Felipe Sousa, Fernando Gato, Fabinho Araújo e Diego Andrade formaram a banda em 2005. Desde então, viram a música brasileira e o reggae mudarem bastante. Eles contam que foram influenciados por bandas que ajudaram a popularizar o reggae no país, como Cidade Negra, que deixou o reggae mais pop, e Natiruts, que aproximou o reggae da MPB, além de nomes como Gilberto Gil e Planta & Raíz.

Natiruts é a maior banda de reggae desse país, pegaram outra fase do mercado e conseguiram se estabelecer... Quando eles pararem, a gente vai ser a maior banda de reggae por W.O.
Tales de Polli, vocalista

Brincadeiras à parte, a galera do Maneva lamenta ver o Natiruts sair de cena, mas entende a decisão da banda. "É uma grande perda para o segmento. Eu, como fã, jamais queria ver o fim. A gente sabe que é normal cansar, mas não queria ter visto, não... A gente fica um pouco descontente com o Nat parando, mas eles fizeram uma trajetória brilhante e jamais vou julgar uma decisão deles... Quem esgotou quatro [shows no] Allianz Parque, em São Paulo, foi uma banda de reggae, dá muito orgulho para a gente", completa Tales.

O Natiruts parar é uma grande perda para o reggae. Precismos ver bandas mais novas chegando ao mainstream para continuar levando o nome do reggae... Temos muita gente boa, o Big UP, Gabriel Elias. O que falta é chegar o holofote para essa galera.
Diego Andrade, percussionista

Nesses 20 anos, eles ligaram o reggae a diferentes estilos musicais, como sertanejo, rap e samba. "Deixa a gente feliz, traz uma renovação de público, tanto faixa-etária —que é natural, a gente vê pai e filho nos shows— quanto fãs de outros estilos", pensa Tales.

Show no Rio

A próxima parada da banda é no Rio de Janeiro, neste sábado (31), onde a turma vai dar spoilers do próximo disco ao público. A apresentação acontece no Vivo Rio, na zona sul carioca, a partir das 22h.

Continua após a publicidade

É uma das despedidas da turnê antiga, a gente colocou algumas músicas novas no show. Vai ser um momento de transição. O Rio de Janeiro é uma cidade que sempre nos acolheu tanto. Era um grande sonho entrar no Rio, ter reconhecimento do Rio de Janeiro e isso aconteceu... Energia lá em cima com aquela felicidade da despedida e ter algo novo chegando.
Tales De Polli, vocalista

Uma das novas músicas é "Me Leva", que já foi lançada nas plataformas digitais. "Essa música nasceu para expressar a simplicidade da música. Quando a gente fala de autoral do Maneva, tem a parada da caneta, das letras e das harmonias mais sofisticadas. 'Me Leva' leva a gente de volta para a origem, uma parada mais simples e de fácil absorção. A gente está galgando uma parada leve nessa música, sem preocupação. Essa música simboliza o privilégio de você curtir a sua vida ao máximo", continua Tales.

Novo disco

Logo depois do show no Rio, eles viram a página e se preparam para lançar o álbum "Origem" nas plataformas digitais. Como diz o nome, o projeto quer levar a banda de volta às suas origens. E chega após um trabalho de regravações, o "Tudo Vira Reggae", que fez sucesso ao trazer clássicos da música nacional em formato de reggae.

O disco novo está embasado na nossa volta para os autorais. 'O Tudo Vira Reggae' teve grande repercussão, mas agora a gente se prepara para lançar 'Origem'. É justamente voltar às nossas origens, se reencontrando com a nossa produção, o Felipe tomou a frente desse projeto. Traz de novo o Maneva para o centro da história como começou lá em 2005.
Tales De Polli, vocalista

Continua após a publicidade

Os cinco viajaram ao Deserto do Atacama, no Chile, para gravar os vídeos de cada faixa. "Mais barato que o Nordeste", brinca Tales. "Foi bom para a gente conseguir se reconectar, nós cinco, decidimos juntos a decisão da locação e vivemos dias incríveis", prossegue Diego. "A gente conseguiu se conectar num árido tão grande, onde não tem sinal de vida, e a gente levou música, vida e energia ao deserto", completa Tales.

Tales, Felipe, Fernando, Fabinho e Diego já preparam as comemorações dos 20 anos para 2025, mas isso é papo para compartilhar com os fãs depois do lançamento de "Origem". "Estamos com as antenas ligadas", brinca Diego.

SERVIÇO - Maneva no Rio

  • Data: 31 de agosto
  • Horário: 22h
  • Local: Vivo Rio (Av. Infante Dom Henrique, 85 - Parque do Flamengo)
  • Ingressos (via Sympla): a partir de R$ 80 (meia-entrada na pista)

Deixe seu comentário

Só para assinantes