'Aeroporto': passageiros pedem para ser revistados por delegados da série
No ar há sete anos, "Aeroporto - Área Restrita" é sucesso no Brasil. Disponível na TV a cabo, no streaming e com uma breve passagem pela televisão aberta na Record, a série ainda acumula milhões de visualizações com os "reacts" de Casimiro no YouTube. Com isso, o público passou a reconhecer com mais frequência os agentes — e tietá-los também.
Splash conversou com o diretor Roberto D'Avila e a diretora de produção executiva Adriana Cechetti sobre o sucesso de "Aeroporto" e as novidades da sexta temporada.
Se antes muitos passageiros "fugiam" da Receita Federal no aeroporto, agora pedem para ser revistadas pelos delegados da série. "As pessoas falam: 'Pô, não querem me revistar, né?'. Passam ali já quase pedindo para entrar, para ver de perto aquilo que veem na tela", conta Roberto.
Relacionadas
Muita gente pede para ser parada quando vê que é algum deles. A gente escuta bastante esse tipo de história. Adriana Cechetti, diretora de produção executiva da Warner Bros. Discovery
Com o avanço do reality, os servidores passaram a lidar melhor com o reconhecimento e o assédio. "Eles são muito discretos. A abordagem é sempre muito padrão, muito técnica. [...] No começo, eles tinham um pouco mais de distanciamento, agora se habituaram [com a produção]. Eles passaram a ter um entendimento muito mais do valor do programa, como comunicação, como percepção do trabalho deles, e aí lidam com isso bem. São sempre muito gentis, mas também muito secos, para não misturar o pessoal com a atuação deles."
Série volta mais ágil, com novos cenários e mais mulheres
A nova temporada tem mais episódios no aeroporto de Confins, em MG, e mudanças de cenário. Há também mais cenas nas pistas dos aeroportos e uma "viagem" dos agentes. Em um dos episódios, eles sairão de Guarulhos para uma visita ao Porto de Santos. Segundo D'Avila, isso ajuda a "arejar" o formato.
É bacana ver o sotaque, a diferença entre os agentes, a maneira como eles trabalham em cada lugar. Adriana Cechetti
As mulheres também ganham mais destaque na nova temporada. Entre elas, a analista da Receita Federal Lívia e a auditora Amanda.
Os episódios também ganham mais ação logo no início. "A gente trata a série narrativamente como um thriller, uma série de suspense e investigação, apesar de ser documental. apesar de ser uma série documental. A gente reforçou isso nessa temporada. Os episódios já começam muito quentes, dentro de uma ação", explica Roberto.
A sexta temporada de "Aeroporto - Área Restrita" estreia neste sábado (31). Dois episódios serão lançados por semana na plataforma de streaming Max e exibidos aos sábados no canal Discovery, às 22h20.