Fãs do NCT Dream iluminam de verde neon roda-gigante do parque Villa-Lobos

Domingo, primeiro dia do mês de setembro, às 19h em ponto a roda gigante do Parque Villa-Lobos, na zona oeste de São Paulo, ficou completamente verde neon. Pode ser que isso não tenha qualquer significado para quem estava passando despretensiosamente no local, mas para os fãs do grupo NCT Dream, esse foi um projeto muito pensado, idealizado e colocado em prática graças ao trabalho e dedicação de fãs.

O projeto

O grupo NCT Dream, chegou ontem (1) a São Paulo para fazer seu segundo show no país, pouco mais de um ano depois do seu debut também na cidade. O grupo se apresenta no Espaço Unimed e, por ter avisado anteriormente que retornaria ao país em breve, os fãs conseguiram se organizar com bastante antecedência.

"Programamos o evento desde fevereiro, montamos um projeto e entramos em contato com o pessoal da Roda Rico, foi algo muito planejado" explica Cris, 20 anos, e uma das administradoras de uma das maiores bases de fãs do grupo no país, a @NeocityV, que possui mais de 40 mil seguidores no instagram.

A apresentação possui apenas três minutos, mas fica rodando em looping, com outras combinações, por cerca de uma hora. Os fãs, pouco antes do horário, corriam para achar o melhor ângulo para filmar a roda gigante. "Esse projeto é uma troca: nós ganhamos exposição com nosso projeto e eles também, não pagamos nem recebemos nada" conta outra administradora, que prefere não ter o nome exposto pois "o k-pop pode ser complicado", diz sorrindo. E realmente pode.

Brindes do evento criado pela fanbase @NeocityV. As primeiras 300 pessoas que escanearam o QR Code do evento ganhavam brindes, e ainda havia brinde especial para quem andasse na Roda
Brindes do evento criado pela fanbase @NeocityV. As primeiras 300 pessoas que escanearam o QR Code do evento ganhavam brindes, e ainda havia brinde especial para quem andasse na Roda Imagem: Camila Monteiro/UOL

A importância dos fãs

Composta por sete mulheres espalhadas pelo Brasil — Cris veio de Brasília só para isso —, a NeoCityV chama atenção pela organização, influência dentro do fandom e por responder rápido (ao chegar no parque eu estava perdida e fui prontamente ajudada por uma delas por mensagem).

Houve um crescimento considerável no tamanho da fanbase depois da vinda do NCT 127, em janeiro de 2023, com três shows no Vibra São Paulo. "Ali muita gente chegou na nossa página, vimos um crescimento bem grande" explica Cris.

Continua após a publicidade
As amigas fãs de NCT: Brenda, 22, Camilla, 30 e Joyce, 21, todas com suas neobongs
As amigas fãs de NCT: Brenda, 22, Camilla, 30 e Joyce, 21, todas com suas neobongs Imagem: Camila Monteiro/UOL

A página, que é grande no Instagram, acabou não sofrendo tanto com a falta do X (o twitter), agora banido no Brasil. Fundamental na cultura dos fandoms, a rede é ótima para subir hashtags com os projetos. Dessa vez, elas contarão com apoio das hermanas do Chile e do México, base de fãs que elas possuem boas relações e podem fazer o vídeo da roda gigante circular.

A experiência do fã

Além do projeto da roda gigante, outros vários eventos em prol do grupo estavam acontecendo pela cidade. Uma representante da @NeoCityv mesmo não estava lá pois tinha ido prestigiar um evento do outro lado da cidade. "Ela foi para lá gravar stories e mostrar o que tá rolando para os fãs que não podem vir", diz Cris.

Neobongs, lightstick do NCT, enfeitadas pelas fãs Antônia, 21 e Nathália, 18
Neobongs, lightstick do NCT, enfeitadas pelas fãs Antônia, 21 e Nathália, 18 Imagem: Camila Monteiro/UOL
Banner para Chenle, um dos integrantes do NCT Dream
Banner para Chenle, um dos integrantes do NCT Dream Imagem: Camila Monteiro/UOL
Continua após a publicidade

Diversas vezes na nossa conversa, as três responsáveis pela organização aqui em São Paulo reiteraram como o fã é, ao fim, o centro de tudo. "A Neocity busca sempre trazer a experiência para o fã, queremos o melhor para eles".

NCTzens reunidas na frente da Roda Rico dançando músicas do NCT Dream
NCTzens reunidas na frente da Roda Rico dançando músicas do NCT Dream Imagem: Camila Monteiro/UOL

E o trabalho é completamente voluntário. Cada uma delas traz suas próprias expertises e experiências de vida para tentar somar, criar e colocar em prática tantos projetos. O próximo rolará no dia do show, com banners criados há muitos meses e recém-aprovados pela SM, empresa responsável pelo NCT Dream.

Os banners são importantíssimos nos shows de k-pop, pois é uma homenagem dos fãs, com frases de apoio, e que os próprios idols pegam, seguram e tiram fotos com ele. "Ficamos muito felizes com a aprovação, vai ser lindo", fala sorrindo Cris.

O projeto vai distribuir cerca de 6.500 banners na fila do show, e para isso, elas tiveram que fazer uma vaquinha online, que teve apoio de mais de 300 pessoas e bateu a meta rapidamente. A base de fãs contou com o apoio de duas colaboradoras de fora: @saixchi fez o design da parte de trás do banner e @danielakang fez a parte da frente, além de ajudar com o coreano. "É uma roda que gira, uma mão apoia a outra." E, de fato, é uma roda, verde neon, cheia de fãs engajados, dançando e cantando músicas em coreano, que gira, na zona oeste de São Paulo, às 19h de um domingo.

Deixe seu comentário

Só para assinantes