Gusttavo Lima usa despedida de turnê em Goiânia para dar apoio a políticos

Goiânia pode até ter perdido o título de capital dos botecos para Belo Horizonte, mas, no sábado (31), a cidade foi o palco do maior "buteco" do mundo pela quarta vez, com o show "Buteco, a Despedida". E Gusttavo Lima, o embaixador, caprichou na saideira. O cantor também aproveitou a apresentação especial para anunciar doação a hospital em construção pelo governo de Goiás e declarar apoio ao candidato a prefeito de São Paulo Pablo Marçal (PRTB-SP).

Como em toda a turnê, a noite também contou com shows de outros artistas convidados por Gusttavo. Em Goiânia se apresentaram Bruno & Marrone, João Bosco & Vinicius e Bruno & Denner, além das participações de Rick & Renner, Guilherme & Santiago, Di Paullo & Paulino, Matogrosso & Mathias e Traia Véia.

Todos os convidados comentaram suas participações em tom saudosista e, apesar de ser "Buteco, a Despedida", eles se declaravam esperançosos de que esse adeus seja apenas um até breve. O próprio anfitrião compartilhou com os fãs o sofrimento de pôr fim ao projeto em uma de suas falas durante o show.

Grato a cada um de vocês por tudo que 'cês' fizeram por mim. E, esse 'Buteco, a Despedida' aqui em Goiânia, eu confesso pra vocês que vai deixar muita saudade, porque foi um evento que surgiu na minha cabeça, um evento que eu escrevi. Eu sonhei com esse projeto. E a gente está se despedindo do Buteco... e vai deixar muitas saudades pra vocês e mais pra mim. Quem vai sofrer com tudo isso sou eu. Mas tudo tem seu tempo. As melhores coisas têm tempo e hora para acabar. Gusttavo Lima

Gusttavo Lima durante show em Goiânia no sábado (31)
Gusttavo Lima durante show em Goiânia no sábado (31) Imagem: Rubens Cerqueira/Divulgacão

O Buteco nasceu como um projeto de CD e DVD focado na releitura de grandes clássicos com a participação de convidados especiais, entre eles Alcino Landim, pai de Gusttavo. Em 2018, após a saída do antigo escritório, Gusttavo decidiu ampliar a ideia e criar seu próprio festival. Ele transformou o conceito dos projetos audiovisuais em uma experiência imersiva ao vivo, permitindo que o público vivenciasse o espetáculo de uma nova maneira.

De forma inteligente, Gusttavo traduziu a experiencia cultural do boteco, tão expressiva para o brasileiro, em um megaevento. Embora luxuoso e ostentador, o festival guarda o ar intimista de encontro de amigos na sexta-feira depois do trabalho. Um lugar para se divertir, cantar, beber e até chorar as mágoas.

Vista aérea do show 'Buteco, a Despedida', de Gusttavo Lima, na noite de sábado (31), em Goiânia
Vista aérea do show 'Buteco, a Despedida', de Gusttavo Lima, na noite de sábado (31), em Goiânia Imagem: Rubens Cerqueira/Divulgação

O maior "buteco" do mundo, em sua versão de despedida, contou com uma infraestrutura sofisticada. Fogos de artifício e efeitos pirotécnicos eram apenas o pacote básico.

Continua após a publicidade

Na megaestrutura organizada para receber o público havia espaços de convivência minuciosamente planejados, decoração personalizada e ambientes de socialização confortáveis com sofás, mesas, cadeiras, paisagismo e até áreas com sombra, que ajudaram a amenizar o calorão de 34°C e umidade do ar abaixo de 15% da tarde goianiense. E, é claro, os bares, elemento que não pode faltar em um boteco, faziam quase que um 360° por toda circunferência do festival.

Gusttavo Lima se despediu da turnê 'Buteco' com show em Goiânia no sábado
Gusttavo Lima se despediu da turnê 'Buteco' com show em Goiânia no sábado Imagem: Rubens Cerqueira/Divulgacão

Para onde quer que os butequeiros e butequeiras olhassem havia menções às marcas de Gusttavo Lima e patrocinadores, que não só reforçavam a imagem dos empreendimentos, mas também criavam uma atmosfera única. O famoso símbolo da fachada da casa do cantor estava por toda parte, bem como as lojinhas de souvenirs com copos, tirantes, bonés, chinelos, broches e perfumes. Painéis instagramáveis distribuídos pelo espaço davam ao público a oportunidade de ostentar com requinte a presença no show.

Um dos destaques do 'Buteco, a Despedida' foi a transmissão do show ao vivo para o mundo inteiro por meio do Disney+. Assim, pela tecnologia, os fãs que não puderam comparecer ao festival presencialmente tiveram a oportunidade de vivenciar 'a despedida' por meio da plataforma.

Gusttavo Lima no show 'Buteco, a Despedida', no sábado (31), em Goiânia
Gusttavo Lima no show 'Buteco, a Despedida', no sábado (31), em Goiânia Imagem: Rubens Cerqueira/Divulgacão

Outro ponto alto do festival foi a presença imponente do cavalo Oregan, um animal da raça Friesian avaliado em meio milhão de reais e que é um dos novos investimentos do cantor.

Continua após a publicidade

Por um exibicionismo estratégico, no momento da abertura do show de Gusttavo, o animal adestrado, cavalgou por um tablado especial colocado no palco e fez um movimento como se saudasse o anfitrião. Ele, por sua vez, acariciou o animal, cumprimentou o cavaleiro e logo anunciou o que o público mais desejava: "Fala comigo, Goiânia! Quem tava com saudades do embaixador?". E, finalmente, começou a cantar.

Foram cinco horas seguidas de Gusttavo Lima no palco, mas ainda assim teve aquele gostinho de quero mais, tanto para o cantor quanto para os fãs que não arredaram os pés do estacionamento do Serra Dourada, local onde aconteceu o show.

O cantor chegou a solicitar ao governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil-GO), que marcou presença no evento, para que liberasse mais alguns minutos. (O show deveria necessariamente ser encerrado à meia-noite, conforme determinação legal para os eventos que acontecem no local.)

Gusttavo, também anunciou a doação de R$ 1 milhão ao Hospital do Câncer de Goiânia, obra do Governo do Estado com previsão de ser entregue em 2025. Durante a fala, o cantor reforçou que essa ação tinha um caráter coletivo, já que era parte da bilheteria do evento, e ainda incentivou os fãs a realizarem contribuições particulares. "Se não for para dividir, é melhor não ter!", disse.

Gusttavo Lima escolheu Goiânia para encerrar a turnê 'Buteco'
Gusttavo Lima escolheu Goiânia para encerrar a turnê 'Buteco' Imagem: Rubens Cerqueira/Divulgacão

Durante o show, Gusttavo recebeu alegremente seus convidados, jogou peças de roupas para plateia, cantou sem camisa, subiu no equipamento de braço elevador articulado, jogou brindes aos fãs, caminhou por um corredor no meio da plateia interagindo com público, recolhendo cartazes e presentes, ingeriu bebidas alcoólicas e até proferiu alguns xingamentos.

Continua após a publicidade

Mas foi no palco 360°, local que utiliza para estar mais próximo dos fãs e onde faz a última hora de show cantando apenas modões em uma versão acústica, que aconteceu um dos momentos mais potencialmente polêmicos.

Mastigando um cigarro de palha, Gusttavo declarou: "Quero mandar um abraço pro meu companheiro, nosso conterrâneo, o próximo prefeito de São Paulo! Pablo Marçal é o nome dele! Não tem conversa, faz o M! Galera daqui de Goiânia, de Goiás, todo mundo apoiando o nosso amigo Pablo Marçal, nosso conterrâneo aqui. Pablo, seja bem-vindo ao show. A prefeitura é sua. Se não ganhar é rolo."

As opiniões, o comportamento e gosto excêntrico de Gusttavo Lima podem até não agradar a gregos e troianos. Mas, aproveitando o gancho, fica a dica sobre o que vem por aí! O cantor já produziu a primeira parte do seu novo projeto, "Embaixador - Acústico", e viaja nesta semana para a Grécia, onde comemorará seu aniversário de 35 anos, nesta terça (3), e também gravará a segunda parte do trabalho.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

Só para assinantes