Participante do 'Muquiranas' não viu episódio: 'Não vou assinar a Max, né?'
O episódio de Muquiranas Brasil (Max) com Vanderlea Santos foi, de longe, o mais comentado. Isso porque a participante tem hábitos bem extremos de economia, como reutilizar o mesmo pedaço de fio dental por meses e não usar papel higiênico.
O que aconteceu
Vanderlea mostrou uma semana de sua rotina no reality show que traz um ou dois "muquiranas" por episódio. A estreia aconteceu há pouco mais de um mês e, desde então, as redes sociais ficaram lotadas de reacts ao episódio em que ela aparece.
Vanderlea pega comidas do lixo, escova os dentes com óleo de coco, toma banho com a roupa (para economizar água) e guarda o resto de comida do prato dos outros quando vai a restaurantes. Grande parte das pessoas até duvidou que a esteticista realmente tivesse os hábitos que mostrou ter no programa.
A dúvida sobre a veracidade da história de Vanderlea aumentou porque ela tem registro profissional para trabalhar como atriz, comumente chamado de DRT. Mas, em entrevista a Splash, ela afirma que tudo é verdade.
A esteticista disse que se inscreveu para participar do programa, e que a fase de testes durou três meses. Nesse período, ela chegou a passar com psicólogos e psiquiatras.
Vanderlea entrou no programa com um propósito: o de divulgar suas composições. No reality, ela chega a gravar uma música em um estúdio.
A esteticista não achou que o programa fosse ter tamanha repercussão. "Eu nunca imaginei isso na minha vida, né? Eu tava trabalhando durante a estreia, estava com tudo desligado. Depois de três dias, eu liguei o celular, as pessoas começaram a mandar os vídeos para mim, [disseram] que eu tava sendo muito falada, muito comentada".
Ela aproveitou a entrevista para sanar dúvidas e rebater críticas
"Ela não tem família?": "Eu tenho família, sim. Eu tenho muitos irmãos, muitos sobrinhos. Inclusive, eu criei algumas sobrinhas. Só que eles não apareceram em nenhum momento. Por quê? Porque eles são todos evangélicos. Então, eu quis poupar eles. E eles também não gostam muito".
"Ela é atriz": "Eu fui criada em um convento. E no convento, por oito anos, eu já fazia peças de teatros. Sim, eu sou atriz, mas isso não quer dizer que eu não seja muquirana. Eu tive que lutar muito para poder, hoje, sentar e fazer o que eu gosto, que é compor [...] Eu passei por muitas e muitas dificuldades na minha vida".
Minha mãe teve 12 filhos. A vida não foi fácil. Então, eu sempre fui muquirana. Sempre tive que poupar o almoço para poder comer no jantar. E foi uma vida dura, árdua, difícil. Vanderlea Santos
"Esteticista que usa óleo de coco para tudo?": "Eu trabalho com a terceira idade. Quando eu vou atender as senhoras idosas, elas que têm os produtos delas. Eu só chego lá para fazer o meu trabalho. Eu faço drenagem, limpeza de pele, facial, corporal, cabelo, pé e mão. Sou esteticista formada".
A infância de dificuldades não foi mostrada do reality, mas ela diz que contou à produção. "Só que não tem como você colocar tudo num reality, entendeu? Não tem como colocar minha família inteira, 12 irmãos, cem sobrinhos. Não tem como isso, o reality é uma coisa de 30 minutos".
Vanderlea conta que tem sido reconhecida na rua. "Num sábado, eu parei o bairro [Gonzaga, em Santos] inteiro, todo mundo me fotografando, perguntando como foi. Eu caminho pela praia, para trabalhar, e as pessoas, os turistas, todos me gritam na rua. E muita gente está pedindo foto, entrevista. Nesse ponto, está sendo muito bacana".
Newsletter
SPLASH TV
Nossos colunistas comentam tudo o que acontece na TV. Aberta e fechada, no ar e nos bastidores. Sem moderação e com muita descontração.
Quero receberBastidores
A esteticista diz ter recebido uma ajuda de custo durante as gravações. Já com a exibição do episódio, ela não recebe nada. "Eu não sei nem se pode falar, porque a gente assina vários termos, né? A gente assina, assim, um livro. Muita coisa, muita coisa mesmo que você tem que assinar".
Ela conta que nem assistiu ao episódio inteiro. "Eu não vou assinar a Max, né? Eu estou vendo algumas coisas que as pessoas estão me mandando, no YouTube e algumas coisas assim".
Questionada se teve algum arrependimento em participar do programa, Vanderlea diz que não. "Eu gostei mesmo. Eu agradeço a Deus por ter participado do Muquiranas, porque a gente não tem chances de quase nada no nosso país [...] Para mim foi uma honra imensa".
Compositora e escritora
Vanderlea diz que já compôs mais de 40 músicas registradas, e um livro, "A História de Anne". Ela conta que produz arte pensando no que aconteceu com ela.
A música que ela grava no fim do episódio se chama "Nosso Lugar no Universo". "Eu cantei vários pedacinhos de várias músicas no dia, mas optaram por mostrar essa", conta a esteticista, que nem recebeu as versões em estúdio das músicas.
Ouça:
Vanderlea escreveu uma música sobre ser muquirana, mas a canção ainda não está disponível em nenhuma plataforma digital.
Ela também está divulgando seu livro, em formato digital. "Eu não tô vendendo em plataforma, porque tem que pagar. Então, tô vendendo de boca em boca. Gostaria muito que as pessoas lessem a minha história, comprassem meu livro por apenas R$ 35".
A história escrita por Vanderlea é de superação. "[A protagonista] foi órfã, viveu horrores na infância. Depois ela foi para um colégio interno, em que sofreu muito. Depois, ela teve um amor abusivo. Ela foi espancada pela família, pelo namorado. Foi maltratada na infância, na adolescência. E ela conseguiu superar tudo e fazer de sua vida uma história linda"
Questionada se teria se inspirado em si mesma para escrever o livro, Vanderlea confirmou. "Sim, teve algumas inspirações, sim".
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.