'Vida ou morte': série mostra briga entre médicos e caos na Saúde espanhola

"Respira" (Netflix) estreou nesta sexta-feira (30). A série espanhola mostra conflitos entre os médicos e a possibilidade de uma greve, o que dificulta o funcionamento do hospital Joaquim Sorolla, em Valência.

A série não mostra o que precisa ser feito, mas é um reflexo do que está acontecendo. [...] Todas as vidas possuem o mesmo valor. Mas se os médicos não estão bem por terem muito trabalho, acabam cometendo erros em momentos importantes. Isso pode custar a vida de uma pessoa.
Najwa Nimri, que interpreta a política Patricia Segura em 'Respira'

Patricia Segura (Najwa Nimri) em "Respira" (Netflix)
Patricia Segura (Najwa Nimri) em "Respira" (Netflix) Imagem: Carla Oset/Netflix

O que mostra a série 'Respira'

Na Espanha, a responsabilidade pela estrutura sanitária é de cada comunidade autônoma, e não do governo espanhol. As ações dependem da política de cada região. "Depois da Covid-19, pensávamos que a nossa saúde pública ficaria mais forte.", afirmou Aitana Sánchez-Gijón, que interpreta a médica Pilar. Protagonistas da série comentaram tema em entrevistas exclusivas para Splash.

Em Madri, a tendência é de investimentos em hospitais privados. Eles não cuidam dos hospitais públicos. Há uma precariedade, e eles ficam sobrecarregados. Isso acontece em muitos lugares do nosso país. Estamos vivendo um momento alarmante.
Aitana Sánchez-Gijón

Série também explora conflitos entre jovens residentes e médicos experientes. Profissionais discutem sobre a necessidade de um posicionamento político, mas também não querem deixar pacientes desamparados. Em determinado momento, Biel (Manu Ríos) é questionado durante uma cirurgia sobre participar ou não de uma paralisação da classe.

Pilar (Aitana Sánchez-Gijón) em "Respira" (Netflix)
Pilar (Aitana Sánchez-Gijón) em "Respira" (Netflix) Imagem: Carla Oset/Netflix

Qualquer espanhol pode ver que a situação da saúde pública não é boa, e que os profissionais estão cada vez mais sobrecarregados. Então, por que existem certas correntes políticas que decidem trabalhar de maneira oposta, sem medidas corajosas? É uma frustração que tenho como cidadão.
Alfonso Bassave, que interpreta o chefe do hospital Lluís em 'Respira'

Continua após a publicidade

Uso de drogas, sexo seguro e saúde mental também são temas recorrentes na série. Além dos problemas entre os médicos, também são apresentados conflitos familiares dos personagens e como eles administram as questões pessoais mesmo em uma pesada rotina.

Quando você está no papel de um médico, há uma pessoa que pode morrer na sua frente. E se você não fizer bem o seu trabalho, ele vai morrer. Isso acontece em sequência, o tempo todo. Você tem que lidar virtuosamente com essa situação. É vida ou morte.
Borja Luna, que interpreta o oncologista Néstor Moa em 'Respira'

"Respira" foi escrita por Carlos Montero, autor de "Elite". "Eu queria fazer uma série emocionante, mas com esse fundo de denúncia. Estou muito orgulhoso do resultado", disse em papo exclusivo para Splash.

Bastidores de "Respira"
Bastidores de "Respira" Imagem: Carla Oset/Netflix

Deixe seu comentário

Só para assinantes