Mateus Solano explica polêmica após cobrar Globo por reprise: 'Não é crime'

Mateus Solano, 43, negou que tenha "brigado" com a Globo após cobrar publicamente pagamento pela reprise de novela no Canal Viva, que ele reitera ser um direito de todos os artistas que têm seus trabalhados reexibidos na TV.

O que aconteceu

Solano explicou que "sempre cutucou" a emissora para ser pago por seu direito de imagem quando alguma novela em que atuou é reexibida. "Há muitos anos venho dando umas cutucadinhas no perfil de um, no perfil de outro, dizendo: 'Ah que legal que vocês estão reproduzindo, quanto será que a gente vai ganhar? Uma coisa assim", declarou durante participação no podcast Inteligência Ltda.

Ator destacou que, "historicamente, as emissoras jogam de forma muito esperta" com o direito de imagem dos artistas, mas negou que tenha rompido laços com a Globo. "Como ia ter uma reprodução [da novela 'Viver a Vida', 2009] e era eu fazendo dois personagens, [e eu questionei] aí ficou minha cara lá na frente, como se fosse uma luta minha. Me ligaram perguntando se eu estava brigando com a Globo e eu falei: 'não, pelo amor de Deus'."

Ele ressaltou que fazer essa cobrança publicamente "não é crime" e que o público não sabia desse problema enfrentado pelos atores. "O que a gente está falando não é nenhum vitimismo, é um fato. Os fãs falam: 'Achei que você ganhava muito para reproduzir, estou assistindo lá ao seu personagem pela vigésima vez e eu não fazia ideia que você não recebia por isso'. Então as pessoas não fazem ideia. Agora, a gente está expondo isso e não há crime nenhum em expor. Tem que se discutir, é uma coisa que está fervilhando."

Entenda

Em julho, Mateus Solano questionou quanto iria receber pela reprise de "Viver a Vida" no Canal Viva, que pertence ao Grupo Globo. Em uma postagem do canal por assinatura, o ator escreveu: "Quanto será que o Canal Viva vai faturar? E nós, os intérpretes? Direito autoral não é favor".

O caso gerou repercussão nas redes sociais e levou a Globo a se pronunciar por meio de nota em que afirmou pagar corretamente os direitos autorais e de imagem dos artistas. "A Globo efetua todos os pagamentos referentes aos direitos autorais e conexos devidos a autores, diretores e atores, em obras reexibidas na TV Globo ou exibidas nos canais pagos e no Globoplay, de acordo com os contratos celebrados com cada um, reconhecendo a importância da preservação dos direitos de propriedade intelectual, dos quais é uma grande defensora", afirmou a empresa na época.

Mateus Solano, entretanto, não foi o único a reclamar da Globo nesse quesito. Personalidades como Maria Zilda Bethlem e Tuca Andrada já reclamaram publicamente. Nívea Stelmann, por sua vez, disse não ter recebido direitos de imagem da Record pela reprise de uma novela que participou.

Deixe seu comentário

Só para assinantes