Morte de José Inocêncio, emoção: como foi o último capítulo de 'Renascer'?
Na noite desta sexta-feira (6), foi ao ar o último capítulo do remake de "Renascer" (Globo). As emoções finais foram marcadas pela morte de José Inocêncio (Marcos Palmeira).
- Quer ficar por dentro de tudo o que rola no mundo das novelas? Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp
Morte de José Inocêncio
Depois de arrancar o facão do jequitibá, João Pedro (Juan Paiva) voltou correndo para casa e recebeu a notícia de que a vida de José Inocêncio (Marcos Palmeira) estava por um fio. O rapaz, então, pediu para ficar a sós com o pai e abriu o jogo: "Eu fui lá buscar o teu facão... Era tua vontade, num era? Num quero mais lhe ver sofrer desse jeito... Num quero, 'causa que este teu fio enjeitado lhe quer muito, num sabe?", disse o caçula.
João, então, colocou o facão no colo do pai, deitado em uma cama, que agradeceu: "Tinha que ser você, João, para me fazer essa caridade. Eu não tava me conseguindo ir embora com esse facão fincado lá."
Os dois conversaram sobre as brigas que tiveram ao longo da vida e pediram perdão um ao outro. Inocêncio ainda se declarou ao filho enquanto eles se abraçavam antes de partir.
Logo na sequência, João retornou à sala para avisar Inácia (Edvana Carvalho), Mariana (Theresa Fonseca), José Augusto (Renan Monteiro), José Bento (Marcelo Mello Jr), Deocleciano (Jackson Antunes) e Zinha (Samantha Jones) sobre a morte do coronel. Eles se abraçaram e choraram.
Maria Santa (Duda Santos) reapareceu para buscar Inocêncio. "Vamos ficar juntos para sempre, Zé", celebrou Santinha ao abraçar seu grande amor — algo semelhante ao que aconteceu na primeira versão. Os dois foram responsáveis pela última da cena em uma cena sensível em meio à natureza.
A emoção tomou conta do enterro de José Inocêncio, que teve falas da sábia Inácia e muita cantoria. Boa parte dos personagens estiveram presentes na cena, que bebiam para honrar o legado do personagem de Marcos Palmeira.
Partilha de bens
Parte da herança que seria de José Venâncio (Rodrigo Simas) ficou para Inácia, anunciou Kika (Juliana Araújo), a responsável por revelar a divisão de bens escolhida por José Inocêncio. "Nada mais justo você receber o que ajudou a construir", afirmou José Augusto para Inácia, emocionada.
Kika revelou que a fazenda seguiria administrada pela empresa que foi criada e tem os três filhos como sócios, mas José Inocêncio não soube como dividir a casa. A namorada de José Bento (Marcello Melo Jr.) sugere que eles deixem a casa da fazenda como usufruto de Inácia, mas em nome de Bento e Augusto. "A proposta que eu apresentei era dar à Inácia o usufruto da casa e passar a escritura para o nome de Bento e Augusto, tendo em vista que João já tem uma casa aqui na fazenda e os outros não", fala.
José Bento discorda e sugere que a casa fique no nome de João Pedro. "Quer dizer então...", disse João, chocado. "Que a casa de painho é tua! Agora, ai de você que me regule hospedagem quando a gente vier te visitar!", respondeu Bento. "Pela primeira vez, vou ter que concordar com José Bento", disparou Augusto.
E Mariana? A personagem de Theresa Fonseca recebeu dois burrinhos, uma carroça e as chaves da casa de José Inocêncio compradas do avô de Mariana no passado, o coronel Belarmino (Antonio Calloni). Antes do desfecho feliz, ela também selou a paz com Eliana (Sophie Charlotte).
Leia também: Fãs se emocionam com morte no último capítulo de 'Renascer'
Casais felizes
Seu Rachid (Almir Sater) até tentou ir embora, mas foi convencido por Iolanda (Camila Morgado) a ficar em Ilhéus. É algo diferente do que aconteceu em 1990, quando os dois se mudaram para o Líbano na novela escrita por Benedito Ruy Barbosa.
Já Ritinha (Mell Muzzillo) e Eriberto (Pedro Neschling) se mudaram para São Paulo, assim como Buba (Gabriela Medeiros) e José Augusto, enquanto José Bento (Marcello Melo Jr) se acertou de vez com Kika (Juliane Araújo). Essas foram outras mudanças promovidas por Bruno Luperi para o final do remake.
Zinha (Samantha Jones) se entregou definitivamente a paixão por Lilith (Lucy Alves). As duas se despediram da trama com um beijo bem romântico. Zinha, na versão de 1990, era um personagem masculino, enquanto Lilith não existia.
Newsletter
SPLASH TV
Nossos colunistas comentam tudo o que acontece na TV. Aberta e fechada, no ar e nos bastidores. Sem moderação e com muita descontração.
Quero receberNo assentamento, Tião Galinha e Joaninha terminaram em paz ao lado de seus filhos. Por lá, Livio não resistiu e tascou um beijo em Professora Lu enquanto montavam a primeira escola do espaço. Eles foram flagrados por Morena e Deocleciano. "Eu e Livio estamos juntos", disse a professora. "Não é mais seu pastor, nem professora, não?", brincou Morena. Ela e o marido, antigos parceiros de José Inocêncio, preferiram se unir à luta dos assentados.
Leia também: Último capítulo de 'Renascer' tem beijão e finais felizes para casais LGBT
Carta de Marianinha
Rachid entregou a carta que Marianinha escreveu para Maria Santa no passado a Teca (Lívia Silva) — por ela ser a neta de Marianinha. Na carta, foi revelado que Belarmino, avô da personagem de Theresa Fonseca, foi quem estuprou Marianinha. Por esse motivo, Venâncio (Fábio Lago), pai de Marianinha, o matou. Essa revelação fez Teca perceber que ela e Mariana são primas.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.