Novela envolvendo polêmica com Maitê Proença é reprisada pela 1ª vez
A novela "Cara e Coroa" (Globo) ganha sua primeira reprise a partir de segunda-feira (9) no canal Viva. A trama de Antônio Calmon é lembrada por causa da morte repentina da personagem de Maitê Proença.
- Quer ficar por dentro de tudo o que rola no mundo das novelas? Ao reaqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp
Qual é a história principal de 'Cara e Coroa'?
A trama, exibida originalmente em 1995, trazia Christiane Torloni como as sósias Fernanda e Vivi. Elas se conhecem na prisão logo no início da história.
No passado, Fernanda largou o noivo Rubinho (Luis Melo) na porta da igreja, na fictícia cidade de Porto do Céu, e casou-se com Miguel (Victor Fasano), a quem também abandonou quando o filho, Pedro (Thierry Figueira), tinha um ano de idade, para fugir com o irmão do marido, Mauro (Miguel Falabella). Ao flagrá-lo com a amante, Heloisa (Maitê Proença), ela se desespera e tenta matá-lo, mas acaba vitimando um outro homem. A protagonista é presa e recebe pena de 13 anos de reclusão.
Vivi foi criada em um orfanato em São Paulo, onde cresceu sem fazer amigos ou formar uma família. Trabalhando como voluntária em um hospital, durante o dia, e como garçonete, à noite, ela se mete numa enrascada junto com a amiga Margô (Rosi Campos), ela acaba presa e condenada por um assalto que não cometeu.
Ao se conhecerem na cela, as duas se espantam com a semelhança física entre elas. Porém, a convivência entre as sósias é curta, já que, um dia antes de ser solta, Fernanda sofre um derrame.
Mauro e Heloisa, os vilões da novela, revoltados com o estado de saúde de Fernanda, pois queriam usá-la para tirar dinheiro da família, armam um novo plano. Eles preparam Vivi para assumir o lugar da outra.
Com lentes de contato e um novo penteado, Vivi fica idêntica à sua companheira de cela. Então, ela passa a viver a vida da outra e precisa enfrentar as mágoas que Fernanda cultivou no passado.
Polêmica envolvendo Maitê Proença
Helóisa, que era uma das principais vilãs da história, morre de forma inesperada no capítulo 49. Essa saída de Maitê Proença não estava planejada e pegou todos de surpresa, como contou o ator Miguel Falabella, que fazia seu marido na novela, em entrevista ao livro "Autores, Histórias da Teledramaturgia":
Um dia, Maitê Proença me ligou e perguntou se eu já tinha lido o bloco novo. Eu respondi que não e ela falou: 'O capítulo 49 termina numa cena em que aparecemos eu, você e a Christiane Torloni no alto de um penhasco. A Christiane é a protagonista, você é o antagonista. Eu acho que vou cair desse penhasco.' Não deu outra. Ela ficou furiosa, com toda razão, porque não tinha sido avisada de que sairia da novela.
Miguel Falabella
Na trama, Heloísa era jogada do penhasco pelo marido, Mauro. "Para mim, a saída da Maitê foi frustrante, porque ela interpretava a minha mulher, e eu fiquei sem rumo na novela", completou Falabella sobre o ocorrido.
Em 2017, durante entrevista ao programa Roda Viva, Maitê Proença relembrou um caso onde foi retirada de uma novela sem aviso por ciúmes do diretor, mas sem citar nenhum nome ou o título da obra. "Um diretor queria meu namorado. Ele precisou me tirar do caminho porque achava que seria mais fácil chegar a ele. Depois de seis meses que, em conversa com Boni, fiquei sabendo o que ocorreu. Esse diretor tinha me pedido para jogar uma garrafa contra a parede, como se fosse um ensaio. Ele gravou, mandou para o Paulo Ubiratan e disse eu que era louca e que era impossível me dirigir", falou ela.
Segundo informações do jornal Estado de São Paulo, a gravação da cena da morte de Heloísa quase foi trágica para a dublê Deca Moraes. Ela caiu no mar revolto e sofreu escoriações, mas recuperou-se totalmente algumas semanas depois.
Newsletter
SPLASH TV
Nossos colunistas comentam tudo o que acontece na TV. Aberta e fechada, no ar e nos bastidores. Sem moderação e com muita descontração.
Quero receberA reprise de "Cara e Coroa", novela de 1995, escrita por Antônio Calmon, vai ao ar de segunda a sábado, às 13h, no canal Viva.
Deixe seu comentário