Deolane volta para presídio no Recife após descumprir medidas cautelares
Deolane Bezerra, 36, voltou para a prisão no Recife após descumprir medidas cautelares. Influencer teve prisão preventiva decretada após não obedecer às regras previstas em caso de prisão domiciliar ao atender imprensa nesta segunda-feira (9).
O que aconteceu
Deolane Bezerra foi nesta terça-feira (10) ao Fórum Rodolfo Aureliano para assinar os termos da prisão domiciliar. Ela foi informada no local sobre a revogação da prisão domiciliar e o retorno ao presídio. Informação foi confirmada pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco em nota oficial enviada a Splash.
Os autos permanecem em sigilo para proteger a intimidade dos demais investigados. Qualquer manifestação relacionada ao caso será feita exclusivamente nos autos e acessível apenas às partes envolvidas.
diz o TJ-PE em nota oficial
Polícia Civil de Pernambuco também confirmou nova prisão de Deolane. Detida inicialmente na quarta-feira (4), ela passou cinco dias na Colônia Penal Feminina Bom Pastor, no Recife (PE). Agora, a Justiça determinou que ela ficará detina na Colônia Penal Feminina de Buíque, no agreste de Pernambuco.
Justiça proibiu a advogada de se manifestar por meio de redes sociais, imprensa e/ou outros meios de comunicação. Entretanto, ao deixar o local, ela chamou a prisão de "criminosa" e publicou uma foto de rosto com uma fita na boca — em referência à medida.
A família da influenciadora sustenta publicamente que a irmã foi silenciada. Por isso, ela não poderia comentar uma prisão que considera "criminosa" por parte do Tribunal de Justiça de Pernambuco. Mas, afinal, como a medida cautelar impacta a discussão sobre liberdade de expressão
Deolane descumpriu uma das medidas cautelares ao falar na porta da unidade prisional? Segundo Sérgio Bessa, especialista em direito penal da Peixoto & Cury Advogados consultado por Splash, há margem para a interpretação. "A lei prevê que, caso descumprida a [medida] cautelar, o juiz, após provocação do Ministério Púbico, poderá substituí-la, impor outra medida cumulativamente ou, no limite, novamente decretar a prisão preventiva.".
Afinal, o que Deolane fez na porta do presídio?
Ao ser solta na tarde de segunda-feira (9), depois de cinco dias presa, Deolane Bezerra deixou a penitenciária acompanhada das irmãs Daniele e Dayanne por volta das 15h (horário de Brasília). A influenciadora digital cumprimentou os fãs presentes no local e bradou que sua prisão é um ato de injustiça.
Foi uma prisão criminosa, cheia de abuso de autoridade. Eu não posso falar sobre o processo. Eu fui calada!
Splash entrou em contato com a defesa de Deolane Bezerra. A reportagem será atualizada caso a equipe da influencer se manifeste sobre a revogação da prisão domiciliar.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.