O de Prattes e Agatha causou: beijo técnico pode ter língua? Atores opinam
Logo na estreia de Mania de Você, nova novela das 21h da Globo, os personagens Rudá (Nicolas Prattes) e Luma (Agatha Moreira) protagonizaram cenas quentes, com beijos intensos e apaixonados. Ator e atriz foram elogiados pelo público e até Sabrina Sato, noiva do galã, comentou a atuação dos dois.
O que aconteceu
No folhetim de João Emanuel Carneiro, os personagens namoram desde a adolescência. A química entre eles é notada em cenas de amor em meio à natureza, na água, no cenário de Angra dos Reis (RJ).
Após um distanciamento, os dois se reencontram. Luma vai para a Europa estudar gastronomia e, ao retornar, vai logo ao encontro do amado. Ao se verem novamente pela primeira vez, eles se dão um beijo de língua intenso, que agitou o público nas redes sociais. "Se isso é beijo técnico, quero nem ver o normal", disse uma internauta no Blue Sky.
Prattes garante que noiva não tem ciúmes. Ao Gshow, o ator disse que Sabrina Sato "adora ver" as cenas e se diverte. "Não tem ciúmes, sabe que é trabalho. Assim como tem cena de morte, tem cena de sexo em novela."
Afinal, beijo técnico existe? Pode ser de língua?
Atores e atrizes já falaram sobre esse momento da teledramaturgia, como Debora Secco, Fabio Assunção, Susana Vieira e Marcelo Serrado. Confira:
'Beijo técnico é feio", diz Susana Vieira. Em entrevista ao programa Conversa com Bial, a atriz com mais de 50 anos de carreira disse que beijos técnicos nunca existiram. "Tem beijos melhores e piores. Os beijos são reais. Beijo técnico é feio. Tarcísio foi a pessoa que me ensinou a beijar na boca, com a Glória perto, eu morria de medo", comentou. Segundo ela, até ereções ocorriam no set, mas não revelou nomes.
Beijo técnico é possível, segundo o ator Marcelo Serrado. Os personagens dele e de Paolla Oliveira fizeram par romântico em Cara e Coragem, novela do horário das 19h na Globo. O ator afirmou que "tinha beijo normal, beijo de novela", em entrevista a Sérgio Mallandro no podcast Papagaio Falante. "Dava beijo técnico na Paolla, total."
Mas o tipo de beijo depende do contexto. Serrano citou outra produção de que participou em que o beijo era com língua, sempre com consentimento da atriz. "Era uma cena que não cabia (beijo técnico)", comentou. No caso de Cara e Coragem, ele falou que não fazia sentido um beijo mais intenso. "Mas se tiver que fazer um beijo de verdade e a atriz topar, vou fazer na hora, vamos embora", disse, enfatizando a necessidade de um combinado entre os atores.
"Nunca dei beijo sem língua", disse Deborah Secco. A atriz disse que o beijo técnico surgiu "no meio do caminho" de sua carreira. "Na nossa geração não tinha isso. Nunca dei beijo sem língua e sempre fui retribuída", afirmou no Dois em Cena, programa apresentado por Marisa Orth.
Para Fabio Assunção, beijo técnico tem de ter emoção. "No beijo técnico, sempre tem uma coisa que está pulsando em cena. Não é que estamos nos beijando, é um beijo entre personagens. Uma coisa meio doida", contou no videocast Mamilos Café.
Reynaldo Gianecchini também já falou sobre combinar a cena com o outro artista. Seu primeiro beijo na televisão foi com Vera Fisher. "A gente não combinou. Quando a gente fez, fiz como eu achei que meu personagem faria, eu tasquei um beijão e ela tascou uma linguona, mas foi sem combinar", disse ele, no Altas Horas.
Com Juliana Paes foi combinado. "Hoje em dia a gente até conversa com a atriz: 'Tudo bem? Como é?'. Lembro que um dia a Ju Paes chegou pra mim e falou: 'Eu não tenho pudor exatamente, a gente está junto nesse trabalho, vamos embora, vamos fazer de verdade'", recordou o ator, que contracenou com ela em A Dona do Pedaço.
Para Cauã Reymond, cada caso é diferente. "Você conversa e acontece organicamente. E cada trabalho, cada personagem te pede um tipo de beijo", disse. Ele contou, ainda, que a produção das novelas adotam um coach para cenas de sexo.
Newsletter
SPLASH TV
Nossos colunistas comentam tudo o que acontece na TV. Aberta e fechada, no ar e nos bastidores. Sem moderação e com muita descontração.
Quero receber'Eu diria que realmente acontece, é tudo fingido', disse Francisco Cuoco. O ator também tem mais de 50 anos de carreira e comentou que há beijo técnico. "A menos que haja uma relação amorosa, casualmente, entre o casal que está participando."
Deixe seu comentário