Protesto por indígenas: entenda a maquiagem de ator no Emmy 2024
Colaboração para Splash, de São Paulo
15/09/2024 21h36
O ator D'Pharaoh Woon-A-Tai, de "Reservation Dogs", chegou à 76ª cerimônia do Emmy Awards, neste domingo (15), com uma mão vermelha desenhada na frente de sua boca, e a maquiagem é um protesto pelas mulheres indígenas.
O que aconteceu?
D'Pharaoh Woon-A-Tai, indicado ao Emmy de Melhor Ator em Série de Comédia, chamou a atenção ao chegar no tapete vermelho com uma mão vermelha pintada em cima de sua boca. A maquiagem possui uma mensagem bastante importante por trás: é um símbolo de solidariedade pelas Mulheres Indígenas Assassinadas e Desaparecidas.
O ator de "Reservation Dogs" , que já levantou a bandeira dos povos indígenas nativos-americanos publicamente antes, traz luz ao movimento conhecido como MMIW (Missing and Murdered Indigenous Women). A luta por trás da sigla, segundo o site Native Hope, usa o símbolo da mão vermelha para "se posicionar por todas as irmãs perdidas cujas vozes não foram ouvidas".
Woon-A-Tai falou sobre a representatividade indígena antes. O atot disse em entrevista que a série "Reservation Dogs" "ensinou o quão importante é nós sermos aqueles que contam as nossas histórias".