Nascida em Pernambuco, Rhaisa Batista usa seu sotaque pela 1ª vez na TV

Nascida em Pernambuco, Rhaisa Batista vive pela primeira vez uma personagem nordestina na televisão após 12 anos de carreira de atriz. Em papo com Splash, ela falou sobre a conexão com Fé, sua personagem na novela "No Rancho Fundo" (Globo), e relembrou alguns momentos importantes de sua jornada como artista.

A carreira de Rhaisa Batista

Criada no interior de Pernambuco, Rhaisa mostrava que já queria ser uma contadora de histórias desde a infância. "Eu era uma criança que brincava de inventar histórias, às vezes minha brincadeira era sentar e ficar imaginando cenários, dentro do universo que eu conhecia, que era muito pequeno ainda, mas imaginava um monte de coisa, então eu sempre fui muito criativa, minha cabeça vai longe...".

Na adolescência, iniciou uma carreira de sucesso como modelo, com passagens por Nova Iorque e Paris, para, só depois, em 2012, estrear como atriz na série "Louco por Elas" (Globo). "Eu queria, eu tinha vontade, eu via um filme e já me imaginava do outro lado da tela, então eu tinha um pouco dessa coisa, e foi muito aos poucos [...] Fui vista em um Fashion Rio e fui chamada pra fazer um teste para 'Louco por Elas', mas eu não tinha parado pra estudar, foi uma coisa totalmente no improviso".

Então eu fui, rolou e eu fiz a série, e aí logo em seguida eu fiz cadastro na TV Globo, peguei a primeira novela que foi 'Lado a Lado', e aí fui ficando no Rio. Quando eu peguei a novela, eu vi o peso do que é o audiovisual, no sentido indústria, 'tá bom pro som, tá bom pra luz, vai, então'. Eu falei, 'caramba, preciso dar uma corrida aqui', e aí foi quando parei, realmente me dediquei, comecei a estudar, fazer cursos e tal...
Rhaisa Batista

Em 2015, Batista viveu Mayra, uma modelo que fazia programa, no sucesso "Verdades Secretas" (Globo). "Lembro que tive uma [cena de sexo] com o Rodrigo Lombardi, muito querido, muito respeitoso. O estúdio fica quase vazio, só fica dentro ali quem realmente tem necessidade de ficar [...] Não é uma coisa confortável, no sentido de que não é o seu parceiro, tem gente te olhando, não dá pra dizer que é, mas foi muito mais simples do que eu imaginei que fosse. Eu fui, saí, entrei, não me senti envergonhada, não me senti acuada em nenhum momento. Eu posso te dizer que foi uma experiência relativamente tranquila fazer".

Rhaisa Batista
Rhaisa Batista Imagem: Leandro Ramos

Em 2019, a atriz interpretou Marie, uma francesa na novela "Bom Sucesso" (Globo). "Amei muito essa coisa do sotaque francês, porque eu não falo francês [...] Consegui enganar o pessoal que eu falava francês, né? Isso foi muito legal. Era muito legal de fazer [...] Eu tinha também uma vivência, porque como eu trabalhei como modelo muitos anos, morei fora, cheguei a morar na França, então o som era familiar para mim, o som do sotaque. Então eu fiz para a época também um pouco mais de pesquisa, vi mais vídeos de franceses falando português, enfim...".

A conexão com 'No Rancho Fundo'

Na atual novela das seis da Globo, Rhaisa vive uma pernambucana pela primeira vez na televisão. "Sou pernambucana, nascida e criada no interior e eu nunca tinha feito uma personagem efetivamente nordestina em novelas. Então eu pude resgatar meu sotaque, que, na verdade, passei dez anos tentando limpar para outros tipos de personagens, o que é naturalíssimo na nossa profissão".

Continua após a publicidade

Pelo meu biotipo, não existe o óbvio dentro do estereótipo da cabeça das pessoas do nordestino. E tem muita gente do olho claro lá, sim. Então foi uma oportunidade maravilhosa, tanto de resgatar meu sotaque, de passar conhecimento também para os meus colegas sudestinos e outras pessoas que estavam junto com a gente para se conectar com o sotaque, com as raízes do nordeste.
Rhaisa Batista

A artista conta que juntou seu sotaque, que pôde ser usado pela primeira vez em uma novela, com um certo 'molho' de Fé. "Para a Fé, eu resgatei o meu sotaque como base. E como ela é um tipo diferente de mim, não é a Rhaisa falando com sotaque de antes. É uma beata fofoqueira, é aquela cor. E tem uma coisa que a novela é uma fábula. Acho que tem o meu sotaque, mas com o molho da personagem [...] Ela tem uma coisa, que a gente tem no Nordeste, nós temos um tom de falar, às vezes, um pouco imperativo".

Na trama, Fé vive um relacionamento de anos com Tobias Aldonço (Duda Rios), que, nos capítulos recentes finalmente pediu a amada em noivado. Na vida real, a atriz diz que teria uma atitude bem diferente de sua personagem: "Eu não aguentaria, não. Eu já ia dizer, 'beijo, querido'".

Se Rhaisa não se identifica com Fé nas relações amorosas, a espiritualidade lhe faz relembrar da própria infância em Pernambuco. "Cresci católica. Minha família é católica. Então, eu fui uma menina, uma moça que frequentou a igreja muito. Então, essa ambiência ali de estar perto do padre e tudo, eu conheço. Eu já fui ali da parte de trás, já ajudei na igreja da minha cidade. Então, é um ambiente familiar para mim [...] E para a Fé, é como se aquela infância minha pudesse ter sido dela também, em algum lugar. Eu fui uma menina que fez a primeira comunhão, eu fiz crisma, eu já cantei coral da igreja, eu já ajudei o padre a ajudar nas coisas ali. Então, eu já fui um pouquinho Fé, sabe?".

Questionada se a personagem Fé lhe ajuda a abraçar a Rhaisa Batista criança, a atriz respondeu: "Que coisa linda esse comentário. Nossa, com certeza. Eu lembro que, falando com a minha mãe, porque meus pais super amam a novela, aí, minha mãe me mandou uma foto da minha primeira comunhão. Ela falou 'olha a Fé pequena aí'. E era eu um negocinho na cabeça, todas de branco, segurando uma velhinha. Eu falei 'nossa, mãe, que coisa linda'".

Rhaisa Batista na infância
Rhaisa Batista na infância Imagem: Arquivo Pessoal
Continua após a publicidade

O futuro de Fé e de Rhaisa Batista

A atriz diz que não pode dar muitos spoilers de "No Rancho Fundo", mas adiantou um pouquinho do que podemos esperar de Fé nos próximos capítulos. "A gente vai ver a conexão do Tobias Aldonço com a Fé se estreitar um pouco, é isso que eu posso te falar. Porque eu acho que é um casal que a gente sabe que existe, sabe que estão sendo enrolados, mas não vemos tanto um embate, uma coisa deles. Acho que vai ter uma crescente nesse lado aí, vai ser até interessante para o público julgar se a Fé deve ou não casar".

Paralelo à novela, Rhaisa gravou a série "Recife Assombrado", um spin-off do filme de mesmo nome que mostrará situações que aconteceram antes do longa-metragem. "Acabei de fazer um bate e volta lá [para Pernambuco] pra fazer a série. Vai ter a série do ' Recife Assombrado' também. Recife é conhecida como a capital mais assombrada do país. Tem várias lendas urbanas de terror mesmo, assim. E quando eu fui chamada pra esse projeto lá atrás, por ser local e uma equipe meio que querendo contar essa história, começando a botar isso pra fora, e tinha também já um pensamento de estender como tá sendo concretizado por agora, então eu super fui, abracei, como uma boa pernambucana".

Deixe seu comentário

Só para assinantes