Pernambucana faz história ao se tornar 1ª mãe a vencer Miss Universe Brasil
Nesta quinta-feira (19), a Miss Pernambuco, Luana Cavalcante, fez história ao ser a primeira mãe eleita Miss Universe Brasil, em São Paulo. Ela vai para o Miss Universo 2024 que acontecerá no México em novembro.
Luana tem 25 anos e, além de atriz e modelo internacional, é mãe do pequeno Pedro, de 4 anos.
Relacionadas
Quando as regras do concurso mudaram, com minha carreira na moda e no cinema já consolidadas e meu filho, Pedro, hoje com 4 anos e já alfabetizado, resolvi retomar o projeto [e disputar o Miss Brasil], pois gosto de terminar tudo o que começo e ir até o fim e o mais alto possível. Decidi participar no MUB com a intenção de [ganhar e] trazer a coroa do Miss Universe para o Brasil. Luana Cavalcante, em entrevista a Splash antes de vencer o Miss Brasil
A Miss Alagoas, Gabriele Marinho, ficou em 2ª lugar; e a Miss Rio de Janeiro, Maria Fabiana Mata, ficou em terceiro.
Como foi o concurso
O evento foi transmitido pela Claro TV+/NET e pelo canal do YouTube do Miss Brasil — clique aqui para assistir. A apresentação foi de Julia Gama, Miss Brasil e Vice Miss Universo 2020.
Atrasado 55 minutos, o Miss Brasil começou com uma coreografia de cinco homens e Julia Gama dando as boas-vindas. Não houve apresentação das candidatas nem anúncio das semifinalistas, e um intervalo comercial foi chamado.
Das 27 candidatas inscritas, apenas 26 estavam no palco, mas a ausência não foi explicada aos espectadores. Pelas redes sociais, a coordenação paraibana do concurso afirmou que Ana Kezya Alves, que representava o estado, apresentou sintomas de infecção de garganta com agravamento do quadro clínico para febre e calafrios.
"[Ela acabou] sendo atendida por equipe médica, mas não apresentou melhoras. Nossa miss, após ser medicada e não tendo melhoras, preferiu se retirar do concurso para terminar o tratamento médico, pondo fim ao sonho da conquista da coroa", informou a nota oficial do Miss Universe Paraíba.
Então, foi anunciado o Top 13: Goiás, Distrito Federal, Acre, Pará, Rio Grande do Norte, Paraná, São Paulo, Espírito Santo, Alagoas, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco e Miss Rio Grande do Sul.
Wanessa Camargo cantou no terceiro bloco. Ela foi a atração musical durante o desfile de traje de banho do Top 13. As candidatas também desfilaram em traje de gala no quarto bloco. Os jurados somaram votos para definir seis integrantes do Top 7 (a sétima garantiu vaga pelo voto popular).
Formaram o Top 7: Rio Grande do Sul (escolhida pelo voto popular), Pernambuco, Alagoas, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e Espírito Santo.
As três finalistas em ordem aleatória escolhidas após etapa das perguntas: Rio de Janeiro, Alagoas e Pernambuco.
A noite teve presença especial da atual Miss Universo, Sheynnis Palacios, da Nicarágua. É a primeira vez em 14 anos que uma Miss Universo reinante vem ao Brasil na coroação de uma brasileira. Ela chegou ao Brasil nesta semana somente para participar do evento, com direito a desfile e discurso em espanhol — e arriscando em português no início.
"É um prazer estar aqui com vocês. Eu falo espanhol, mas quero aprender português. Eu amo o povo brasileiro. É um prazer estar aqui, é realmente uma honra. Me sinto abençoada e agradecida por ter quase meu último desfile como Miss Universo no meu país preferido desde que sou criança: aqui, o Brasil", falou a nicaraguense Sheynnis Palacios, Miss Universo 2023.
O Miss Universe Brasil e, claro, o Miss Universo, é uma plataforma de enfoque e de muita visibilidade ao redor do mundo. Cada uma das candidatas que hoje participaram e representaram cada estado desse lindo Brasil fez isso com muito orgulho. Hoje, o mundo sabe o quão maravilhoso que é, e quanto maravilhosas são as mulheres brasileiras. (...) Quero dizer a todos que se sintam orgulhosos e apoiem sua rainha, porque vão os representar com muito amor e carinho, e ser voz para cada um de vocês. Sheynnis Palacios, Miss Universo 2023
Julia Gama foi homenageada e chorou. O CEO do concurso, Gerson Antonelli, discursou e disse que precisava dar esse momento para a miss e apresentadora. Gama não passou o título de Miss Brasil 2020 para a Miss Brasil 2021, Teresa Santos, quando a franquia estava com outros donos. Ela havia sido "desconvidada" pelo evento.
A Miss Brasil 2023, Maria Eduarda Brechane, não esteve presente no evento devido ao intercâmbio na Itália e conflito de datas. Ela deixou uma mensagem nas redes sociais poucas horas antes da final: "Essa história está longe do fim. Muito obrigada, Brasil, por tudo! A Maria, de apenas 8 anos de idade, realizou o sonho dela e hoje nós somos Brasil".
Conheça as candidatas do Miss Brasil 2024