Topo

Tumor, sarna, micose: Defante explica 'olho caído' e processo para corrigir

Diogo Defante no aniversário de Luísa Sonza Imagem: Eduardo Martins / Brazil News

Colaboração para Splash, em São Paulo

21/09/2024 16h40

Diogo Defante, 33, participou do programa "Que história é essa, Porchat?" e explicou o que levou a ter a pálpebra do olho esquerda caída, os procedimentos cirúrgicos para correção e os problemas de saúde que colaterais que passou.

O que aconteceu

O humorista conta que quando tinha uns 20 anos, passou a ter inchaços recorrentes na mesma pálpebra, que o levaram a ter um desgaste no tendão fazendo a região cair. "Eu ia em oftalmos e ninguém sabia dizer o motivo, me davam colírios, não resolvia, e começou a cair. Quando tava caidinho de levinho, pequeninho, estava charminho. Continuou inchando e ia diminuindo o olho, muito gradativo e sutil."

Relacionadas

Ao entrar em grupos nas redes sociais com pessoas que tinham a mesma condição, Defante soube de um médico, que passou a acompanhar o caso do cantor. Em 2023, o especialista mostrou que a condição de Defante havia se agravado consideravelmente. "Tava muito mais caído em um ano. Ele falou: 'Mais dois anos vai tampar seu olho'."

Então, no início deste ano, Defante decidiu passar pela cirurgia para fazer a correção. Porém, o resultado do procedimento não deu certo, piorando a aparência da região. "Teve um sangramento interno, ficou meio roxo. Então o médico sugeriu puxar o ponto para fazer um ajuste. É tipo puxar a persiana, só que é a pálpebra", explica.

Defante passou por um segundo procedimento cirúrgico simples, que apesar de resolver o 'olho caído', teve como resultado um novo inchaço. " E eu pensando: 'Não sei nem mais se vai ficar bom'. Precisei cancelar todos os meus trabalhos de carnaval."

Mas nessa ajuste ele descobriu o que eu tinha: a pálpebra caída se chama pitose palpebral adquirida, isso eu já sabia. O motivo eram os inchaços, mas não sabia porquê inchava. O inchaço era por causa de sangramento, chamado hemangioma capilar, um tumor benigno. E não dava para ver, por isso nenhum médico descobria.

Eles são formados pelo crescimento anormal de pequenos vasos sanguíneos que geram um edema. Recebendo o diagnóstico, Defante precisou fazer um tratamento com corticoides para fazer o edema no olho regredir. "Quem já tomou corticoide sabe que isso é uma bomba para o organismo. Incha, vários efeitos colaterais, humor alterado, baixa libido."

Na época do tratamento medicamentoso, Diogo Defante foi chamado para fazer o quadro "O Domingão tá vendo BBB" no Domingão com Huck, que ele fez usando tapa-olho. "No final eu já estava todo inchado, tava terrível para a autoestima. Eu estava dando umas desculpas, falei que era harmonização. Tava gostando dessa coisa de ninguém saber. Fui fazer o terceiro procedimento com laser. Ficou o olho inchado pela terceira vez e eu todo inchado."

Dois dias antes de gravar seu videoclipe, Diogo relata que começou a ter muita coceiras e uma erupções na pele, achando que era desmame dos corticoides. "Ela [a médica] falou: 'Isso daí é sarna'."

Ele explica que os sintomas da sarna duram cerca de 1 a 2 semanas, mas que após esse período ele continuava tendo coceiras. "Fui na dermatologista, ela fez uma biópsia e viu que era uma reação alérgica. Foi parando de coçar e estava apenas na região íntima. Fui no urologista e ele falou: 'É micose, talco de dia e noite que resolve.' E estou cheio de talco agora. Ainda estou resolvendo."

Enquanto passava pelas reações na pele, o humorista conta que passou por um quarto procedimento cirúrgico na pálpebra. "Ele cortou e conseguiu remover o edema. Era desse tamanho. Nessa última não lembro de nada, dormi real. Acordei, ele me mostrou que tinha tirado, tava a pálpebra no lugar, era colocar gelo e ficou legal."

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Tumor, sarna, micose: Defante explica 'olho caído' e processo para corrigir - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade