Cate Blanchett exalta Clarice Lispector em festival de cinema: 'Genial'
De Splash, em São Paulo
22/09/2024 17h06
Cate Blanchett, 55, exaltou a escritora brasileira Clarice Lispector (1920-1977) durante seu discurso de premiação no Festival de Cinema de San Sebastian, na Espanha, no último sábado (21). A atriz australiana recebeu o Prêmio Donostia em reconhecimento à sua distinta carreira cinematográfica.
O que aconteceu
Cate revelou que tem lido algumas obras da escritora brasileira ao mencionar as inspirações de trabalho. "Pego coragem, de certa forma, de Clarice Lispector, uma escritora brasileira que é simplesmente genial, cujo os trabalhos eu tenho lido recentemente, e ela diz que há certas vantagens em não saber".
Como um território virgem, a mente está livre de preconceitos e tudo o que não sei constitui a maior parte de mim: esta é a minha dádiva. E com esse não saber, eu compreendo tudo.
Artista concluiu seu discurso dizendo ter esperança por um futuro melhor. "Eu vivo com esperança. A jornada continua. Só existem ilhas de certezas. Então, muito obrigado por esta pequena ilha de certeza esta noite", emendou a australiana.
Blanchett recebeu o Prêmio Donostia das mãos do diretor mexicano Alfonso Cuarón, que a dirigiu em "Difamação". Ela ainda recebeu uma mensagem de vídeo de seu amigo George Clooney.
Pouco depois da homenagem, Cate concedeu entrevista coletiva e voltou a mencionar Lispector para dizer que tem aprendido a se doar ao máximo aos trabalhos. "Tenho lido Clarice Lispector, a incrível escritora brasileira. E ela diz: 'É preciso muito esforço para ser simples'. Geralmente, coisas que parecem sem esforço exigem muita preparação."