Saiba motivo de Elizabeth 2ª ter negado título a Kate Middleton: 'Plebeia'
Kate Middleton, 42, atualmente, é um dos grandes nomes da monarquia britânica.
O que aconteceu
A popularidade da princesa de Gales é maior do que a do marido, Príncipe William 42. Além disso, ela ainda consegue ser mais aclamada que o do sogro, atual ocupante do trono do Reino Unido, Charles 3º.
Mas, nem sempre foi assim. Um pedido do seu então noivo por um título específico para ela teria sido negado pela Rainha Elizabeth 2ª (1926-2022). Isso aconteceu em 2011, pouco antes daquele que foi chamado de "casamento do milênio", evento assistido por mais de 2,5 bilhões de pessoas no mundo todo.
O jornal inglês 'The Telegraph' relatou à época que William desejava manter seu nome de nascimento, ao invés de assumir um ducado. "Ele diz que nasceu Príncipe William e quer continuar a ser chamado assim", afirmou um funcionário do Palácio ao veículo.
A fonte, então, contou como que ele queria que a esposa fosse nomeada. "E ele queria que Kate se tornasse a Princesa Catherine".
No entanto, o desejo de William não agradava a rainha Elizabeth 2ª. Para ela, valia a tradição: os títulos de princesa são herdados por nascimento e não por casamento. "Kate é uma plebeia e não poderia ser conhecida jamais como 'Princesa Catherine'. No entanto, cabe à Rainha decidir qual título ela lhe daria e houve uma ou duas exceções", lembrou Kenneth Rose, especialista na Família Real.
Rose também disse que se Kate fosse nomeada Princesa Catherine logo após se casar com alguém da Família Real, poderia ser aberto um precedente para que outros membros da monarquia buscassem títulos semelhantes. Elizabeth teria buscado evitar esse problema.
Ao fim, o título de Princesa de Gales (que já tinha sido dado para a mãe de William, Diana) foi concedido a Kate Middleton quando William assumiu o título de Príncipe de Gales, após a ascensão de Charles ao trono. Antes disso, ela e William tinham os títulos de Duquesa e Duque de Cambridge.
Os filhos do casal, George, 11, Charlotte, 9, e Louis, 6, já são príncipes e princesa desde o nascimento. Futuramente, George será o sucessor do pai no trono do Reino Unido.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.