Saiba quem era Nathalia Urban, jornalista brasileira que morreu na Escócia

Nathalia Urban morreu na quarta-feira (25), aos 36 anos, após cair de uma ponte em Edimburgo, na Escócia. A morte foi confirmada pelo portal Brasil 247, veículo pelo qual a profissional atuava como correspondente internacional. A polícia escocesa instaurou inquérito para determinar as circunstâncias do óbito.

Quem era Nathalia

Nascida em 25 de dezembro de 1987, Nathalia Urban era natural da cidade de Santos. Ela cursou jornalismo na Universidade Católica de Santos (Unisantos).

Urban morava na Escócia desde 2013. Direto do país europeu, ela atuava como repórter internacional para o portal Brasil 247. Ela criou o programa Veias Abertas, na TV 247, e atuava com produção de conteúdo focado em povos latino-americanos.

Ela foi descrita como uma "lutadora pela liberdade de todos os povos". "Ela deixa um exemplo de humanidade e compromisso com o jornalismo", destacou o portal 247 em nota.

Nathalia compartilhou sua trajetória pessoal e profissional na série Grandes Jornalistas, do 247. Filha única, ela não estava casada e não deixou filhos.

Nathália Urban já namorou o influenciador digital e youtube PC Siqueira, que morreu em dezembro do ano passado. Em entrevista ao canal Cortes 247, ela lamentou que o ex acabou morrendo abandonado por amigos e familiares após uma fake news.

Ele me falou que tudo que estava por trás disso era justamente ódio político. O que mais doía era ver como PC Siqueira foi sendo abandonado por todos que se diziam amigos.

O que se sabe sobre a morte de Nathalia

A polícia escocesa instaurou inquérito para esclarecer as circunstâncias do óbito.

Continua após a publicidade

Após a queda, a jornalista foi hospitalizada, mas não resistiu aos ferimentos. Ela sofreu fraturas na costela e uma perfuração no pulmão, além de um grave trauma cranioencefálico, segundo autoridades locais.

Os aparelhos que a mantinham viva foram desligados, com autorização da família, e seu órgãos serão doados. "Infelizmente, nossa colega Nathalia não resistiu e os aparelhos serão desligados. Num último gesto de humanidade, os órgãos serão doados. Nathalia lutou pela liberdade de todos os povos. Estamos em luto e consternados. Oremos para que ela tenha uma boa passagem. Nathalia Urban sempre presente!", diz o comunicado do portal 247.

Dias antes da morte, o veículo pelo qual Nathalia trabalhava chegou a publicar um pedido de orações pela saúde da profissional. "Boa noite! Em nome de toda a comunidade da TV 247, pedimos uma corrente de orações por nossa colega Nathalia Urban. Ela está internada, em Edimburgo, na Escócia, após sofrer um acidente ainda não esclarecido pelas autoridades locais. O consulado brasileiro em Edimburgo está atuando no caso e em contato com seus familiares. Assim que possível, traremos mais informações. Agradecemos pelas orações", informou o veículo.

Deixe seu comentário

Só para assinantes