Anitta celebra São Cosme e Damião distribuindo doces a crianças no Rio
Colaboração para Splash, em São Paulo
29/09/2024 18h34
Anitta distribuiu doces de São Cosme e Damião para crianças em Honório Gurgel, no subúrbio do Rio de Janeiro.
O que aconteceu
A cantora reuniu a família no bairro em que nasceu e cresceu para distribuir doces e brinquedos. Em vídeos, publicados nas redes sociais, ela aparece entregando sacolas para uma fila de pessoas.
Uma fila gigantesca foi formada na frente da casa em que Anitta distribuiu os doces. No Brasil, a festa que celebra São Cosme e Damião ocorre popularmente em 27 de setembro.
Nos vídeos, crianças aparecem surpresas com a presença de Anitta em Honório Gurgel. A cantora estava usando uma regata, shorts e sem maquiagem para a ocasião.
A história de São Cosme e Damião
A história dos santos irmãos remonta à antiguidade cristã, com poucos registros precisos de suas datas de nascimento e morte. No entanto, a tradição afirma que eles eram médicos que praticavam a medicina de forma voluntária, sem aceitar pagamento.
Perseguidos durante o Império Romano por causa de sua fé cristã, foram martirizados e decapitados por ordem do imperador Diocleciano no início do século 4º, o que os tornou santos. Suas relíquias estão preservadas em uma igreja em Roma.
Como é celebrado o dia de São Cosme e Damião?
No Brasil, a festa é marcada por uma tradição distinta, com a distribuição de doces em 27 de setembro. Isso se deve à influência das religiões afro-brasileiras, que celebram o orixá Ibeji, frequentemente sincretizado com São Cosme e São Damião.
A tradição de distribuir saquinhos de doces às crianças tem origens na época da colonização, quando o catolicismo era imposto a indígenas e negros. As divindades eram veneradas sob imagens de santos católicos.
São Cosme e São Damião são lembrados não apenas como santos da medicina e da fé cristã, mas também como símbolos de sincretismo religioso e festividades que se enraizaram na cultura brasileira. Eles são considerados padroeiros dos cirurgiões, médicos, farmacêuticos, crianças, barbeiros e cabeleireiros, um legado que supera a confusão em torno de sua data de celebração.