'Até Que a Música Pare' aborda 3ª idade: 'Não é fácil envelhecer no Brasil'
"Até que a Música Pare", longa que estreia nesta quinta-feira (3), mistura o português com italiano para falar de rompimentos no Brasil.
O filme narra a história de uma avó que, na terceira idade, passa por um momento de luto. "Ela tenta entender o que está passando. Chega sua neta com o celular, a internet, o Brasil contemporâneo que passa na televisão, com casos de corrupção", avalia Flavia Guerra. "O filme fala muito do Brasil e dos conflitos de gerações".
A protagonista é uma senhora inteligente, antenada, que quer entender esse "momento novo", avalia Flavia. "Faz tudo o que uma 'nona' típica faz, mas é moderna".
A diretora da trama, Cristiane Oliveira, afirma que o filme nasceu a partir de uma família cujo avô vendia baralhos de cartas sem nota fiscal —foi aí que ela descobriu o "talian", variante da língua vêneta ainda falada no Brasil, sobretudo nos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. "Quando entramos em contato com pessoas que têm tanto a contar, a escuta é fundamental. Olhar para essa faixa etária com esse olhar é o básico", diz.
Não é fácil envelhecer no nosso país. Faltam serviços, estruturas para acolher essas pessoas que têm novas necessidades —sejam de mobilidade, cognição ou saúde. Precisamos olhar e investir mais nisso. E também há a questão da adaptação da tecnologia: como ensinar isso, para eles não se sentirem tão de fora e seguirem dialogando com as novas gerações Cristiane Oliveira
Luto e rompimentos familiares também são tema do filme
Outro tópico que o filme pretende tratar é o papel da religião sobre o luto. "O luto tira nosso chão e, nesse lugar, nos questionamos sobre como estamos vivendo", conta a diretora. "O filme se debruça sobre isso".
Flavia também diz que Caroline quis investigar, no âmbito familiar, até que ponto toleramos as diferenças para não rompermos. "Eu adoro. É um filme diferente, que não vemos, normalmente com uma diretora que já tem sua assinatura".
Apresentado por Flavia Guerra e Vitor Búrigo, Plano Geral é exibido às quartas-feiras, às 11h, no canal de Splash no YouTube e na home do UOL, com as principais notícias sobre cinema e streaming. Você pode ainda ouvi-lo no Spotify, Apple Podcasts e Google Podcasts.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.