Cid Moreira se emocionou no JN ao anunciar censura na Globo, conta Boni

Um dos momentos mais marcantes do Cid Moreira no Jornal Nacional foi quando ele se emocionou ao anunciar censura na Globo devido a novela Roque Santeiro, lembrou Boni durante entrevista ao UOL News 2ª Edição desta quinta-feira (3). Cid morreu hoje, em Petrópolis (RJ), aos 97 anos.

O JN mais marcante dele para mim foi o texto lido quando a novela Roque Santeiro foi proibida. Porque, pela primeira vez, o doutor Roberto nos concedeu o direito de dizer que a gente estava sob censura.

Até então, como todos os jornais, o jornal publicava texto em branco, receita de bolo, a gente tinha censura também, das mais fortes. Porque nosso alcance era maior. José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, ex-diretor da Globo

Boni, um dos criadores do Jornal Nacional, deu detalhes dos bastidores desse dia que a Globo foi censurada pela ditadura militar.

Ele leu emocionado. Nós estávamos no estúdio, eu, o Armando Nogueira e a Alice-Maria. Teve também essas instruções, como é que faz? Ele pediu para mim 'por favor, eu não quero ler o texto antes, não quero marcar o texto nem fazer reflexões, porque eu vou exagerar, estou nervoso, me dá o texto na hora que eu leio'.

Ele leu o texto na hora, sem ter visto antes e leu de uma forma magnífica. Talvez não a mais importante, mas a mais comovente narração do Cid Moreira. José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, ex-diretor da Globo

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h com apresentação de Fabíola Cidral e às 17h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.

Quando: De segunda a sexta, às 10h e 17h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Continua após a publicidade

Veja a íntegra do programa:

Deixe seu comentário

Só para assinantes