Morre humorista Ary Toledo, aos 87 anos
Morreu neste sábado (12) o humorista Ary Toledo, aos 87 anos, em São Paulo. A informação foi publicada no Instagram do artista. Ele estava internado desde o dia 2 de outubro no Hospital Sírio-Libanês em decorrência de pneumonia, informou a instituição.
O velório acontecerá às 14h em São Caetano do Sul, São Paulo. "Com profundo pesar anunciamos o falecimento de Ary Christoni de Toledo, um humorista brilhante que iluminou nossas vidas com seu talento e risadas. Que sua memória continue a trazer sorrisos a todos nós. Sentiremos a sua falta Mestre", diz o texto. O humorista será cremado.
Nas redes sociais, diversos famosos e amigos de Ary lamentaram. "Que notícia triste! Uma grande referência para mim. Gravamos recentemente o Programa do Ratinho e ele elogiou o meu humor e minhas piadas. Descanse em paz. Você nos fez sorrir muito", afirmou o jornalista do SBT Darlisson Dutra.
Quem foi Ary Toledo
Nascido em Martinópolis, no interior de São Paulo, Ary Toledo se mudou para a capital paulista aos 22. Naquela época, começou a trabalhar como ator no Teatro Arena e, aos 27, passou a dedicar sua vida à carreira humorística.
Além de humorista, Ary também teve uma carreira como cantor e compositor. Lançou seu primeiro trabalho musical em 1965, um álbum chamado "Ary Toledo No Fino da Bossa". O disco foi impulsionado pelo sucesso da música "Tiradentes".
Em sua empreitada na música, chegou a se destacar com a música "Pau de Arara", uma composição de Vinicius de Moraes e Carlos Lyra. Por conselho do próprio Vinicius, decidiu deixar as canções de lado e se dedicar ao humor.
Durante a pandemia de covid-19, Ary falou sobre sua rotina. Na época, ele contava com a ajuda de uma cuidadora, uma secretária e um enfermeiro. "Não tive filhos, mas não esquento", disse ao Extra. Ele foi casado com a atriz e cantora Marly Marley, morta em 2014, por 40 anos.
Ary chegou a afirmar que passou fome no início da carreira e desmaiou no palco. "Estava sem dinheiro para comer", disse em entrevista para a RedeTV!. "No intervalo, cuidaram de mim, me deram comida, um sanduíche". Ele se sentiu melhor depois do apoio, e terminou sua parte na peça.
109 comentários
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.
Carlos Alberto de Nóbrega
Morreu Ary Toledo. O pai de todos nós que fazemos humor. Suas piadas serão eternas. Estão em seus livros de humor, muito copiadas pelos humoristas. Sou profundamente grato ao velho amigo, que no começo da Praça eu não tinha artistas suficientes para completar o programa e muitas e muitas vezes ele ia DE GRAÇA\\, sentar naquele velho e querido banco. Morreu no dia de Nossa Senhora, que certamente levará muita luz e paz nesta nova fase em outros planos. Obrigado, Ary. Obrigado por tudo que você fez pelo humor, obrigado por você ter sido meu grande. Até um dia, amigo.
Antonio Mário de Castro Figliolia
O mundo ficou mais triste hoje. Vai em paz, grande Ari - que ao longo da vida fez as pessoas rirem fácil!
Fauze Mohamad Fares
Merece mais do que essa pequena nota!!! Se fosse a Andressa Ulrach teria mais destaque.