Conteúdo publicado há 2 meses

Liam Payne, ex-One Direction, morre ao cair do 3º andar de hotel argentino

Liam Payne, ex-integrante do One Direction, morreu, aos 31 anos, após cair do terceiro andar de um hotel em Buenos Aires. Sua morte foi confirmada por Alberto Crescenti, diretor de serviços de emergência da capital argentina. Payne não era casado e tinha um filho de sete anos, Bear Grey Payne, com a cantora Cheryl Cole.

O que aconteceu

A polícia disse em um comunicado que recebeu uma chamada para o hotel CasaSur após ser notificada sobre um "homem agressivo que poderia estar sob efeito de drogas e álcool". Quando a polícia chegou ao local, segundo a Reuters, o gerente do hotel relatou ter ouvido um barulho alto vindo do pátio interno e a polícia descobriu que um homem havia caído da sacada de seu quarto.

"Liam James Payne, compositor e guitarrista [...], morreu hoje ao cair do terceiro andar de um hotel em [o bairro de] Palermo", escreveu a polícia local em comunicado, a detalhar que uma chamada ao número de emergência 911 "informava sobre um homem agressivo que poderia estar sob efeito de drogas ou álcool".

Polícia faz perícia no hotel em que Liam Payne morreu na Argentina
Polícia faz perícia no hotel em que Liam Payne morreu na Argentina Imagem: Luciano Gonzalez/Anadolu/Getty Images

Em áudio obtido pelo Ministério da Segurança de Buenos Aires, é possível ouvir um trabalhador pedindo ajuda à polícia. "Quando ele está consciente, ele destrói o quarto inteiro e precisamos que vocês enviem alguém", disse o funcionário, acrescentando que a vida do hóspede estava em risco porque o quarto tinha varanda. "Tem uma varanda e estamos com medo de que faça algo que ponha em risco sua vida."

O cantor morreu nesta quarta-feira (16), às 17h (horário local). Alberto Crescenti, chefe do sistema médico de emergência do estado, disse ao canal de TV Todo Noticias da Argentina que Payne havia caído em um pátio interno do hotel. O funcionário relatou que a chamada ao 911 foi recebida às 17h04 (horário local) e que, sete minutos depois, uma equipe chegou e "comprovou o falecimento deste homem".

Alguns minutos depois, [uma] equipe de emergência chegou e confirmou a morte deste homem que, mais tarde, soubemos que era de um grupo musical. Ele tinha ferimentos incompatíveis com a vida como resultado de sua queda. Não havia como fazer nada. Alberto Crescenti, chefe do Sistema de Atenção Médica de Emergência (Same)

Dezenas de fãs de Liam Payne estão em frente ao hotel em que o ator morreu na Argentina
Dezenas de fãs de Liam Payne estão em frente ao hotel em que o ator morreu na Argentina Imagem: Tobias Skarlovnik/Getty Images
Continua após a publicidade

Crescenti disse ainda, segundo The Guardian, que as autoridades estavam investigando as circunstâncias da morte de Payne e que aguardava o resultado da autópsia. "A queda do músico, que está sendo investigada, aconteceu a uma altura 'de cerca de 13 ou 14 metros', disse Crescenti, segundo AFP.

Após o anúncio da morte do cantor, centenas de fãs se reuniram do lado de fora do hotel na noite desta quarta. A polícia isolou a entrada com fita adesiva. "Sinto que é uma parte da adolescência que se perde, que se vai com eles", declarou Lena Duek, 21, à AFP ao lembrar que a banda a acompanhou entre os 12 e 16 anos e que tinha esperanças de que um dia o grupo se reunisse novamente.

Fãs se reúnem em frente ao hotel Casa Sur após morte de Liam Payne
Fãs se reúnem em frente ao hotel Casa Sur após morte de Liam Payne Imagem: Luis Robayo/AFP

"Estou com o coração partido. Lembro que quando era criança sofria muito bullying na escola e as músicas dele ajudaram. Estou arrasada. Vim assim que ouvi a notícia", disse Martina Belaustgui, 26, ao jornal The Guardian. "Eu o vi no show do Niall algumas semanas atrás. Ele estava cantando, dançando e pulando."

O jornal local Clarín publicou fotos atribuídas ao interior do quarto ocupado por Payne. Nelas, é possível ver uma mesa com restos de pó branco, papel alumínio e um isqueiro, além de uma televisão com a tela quebrada, informou a AFP.

Continua após a publicidade

No dia 2 de outubro, Payne esteve em uma apresentação de seu ex-companheiro de banda Niall Horan, em Buenos Aires. Horan se apresentou na Movistar Arena, e Payne foi visto dançando e cantando com os fãs de Horan no show.

Celebridades e músicos internacionais e brasileiros repercutiram a morte de Payne nas redes sociais. "A vida é preciosa, crianças, e vocês só conseguem viver isso uma vez, vão com calma", tuitou o vocalista do Oasis. "É tão triste ouvir a notícia do falecimento de Liam Payne. Envio amor e condolências à sua família e entes queridos. Descanse em paz, meu amigo", escreveu Paris Hilton na mesma plataforma social.

Quem é Liam Payne?

Liam James Payne nasceu em 29 de agosto de 1993 em Wolverhampton, no Reino Unido. Aos 16 anos, o cantor integrou a boy band One Direction, formada por Simon Cowell no reality show britânico The X Factor, em 2010. Era a segunda vez que ele participava do reality.

Liam Payne em sua primeira participação no "X Factor", em 2008
Liam Payne em sua primeira participação no "X Factor", em 2008 Imagem: Reprodução/YouTube
Continua após a publicidade

Além de Payne, a banda era formada por Niall Horan, Harry Styles, Louis Tomlinson e Zayn Malik. O grupo não venceu a temporada 2010 do relity The X Factor, mas se tornou um fenômeno após o término do programa. Eles venderam mais de 70 milhões de álbuns em todo o mundo com seis hits no Top 10 Billboard Hot 100. Entre seus sucessos estão "What Makes You Beautiful" e "Story of My Life". Os créditos de coautoria de Payne incluem "Story of My Life" e "Night Changes".

No auge da fama, a banda se tornou um dos shows ao vivo de maior bilheteria do mundo. Em 2016, a banda anunciou uma pausa indefinida. Payne divulgou que trabalhava em um álbum solo no mesmo ano, seguindo os passos de outros membros da banda.

Zayn, Niall, Louis, Liam e Harry, os cinco integrantes do One Direction
Zayn, Niall, Louis, Liam e Harry, os cinco integrantes do One Direction Imagem: Gilbert Carrasquillo/FilmMagic

O single "Strip that Down" foi lançado em 2017 e alcançou o terceiro lugar nas paradas do Reino Unido, e o décimo lugar na parada da Billboard, nos Estados Unidos. "For You" com Rita Ora e "Get Low" com Zedd também fizeram sucesso. Em 2019, lançou seu único álbum solo, "LP1". O último single de Payne foi "Teardrop", lançado em março de 2024. Em 2023, ele revelou que trabalhava em um segundo álbum e lançou um single em março de 2024.

Em 2017, Payne teve um filho, Bear Grey Payne, com a jurada do X Factor, Cheryl Cole. O casal se separou em 2018, após dois anos juntos.

Saúde Mental

Liam Payne falou pela primeira vez sobre suas dificuldades com a saúde mental em 2019. No programa Ant Middleton And Liam Payne: Straight Talking, ele falou que fazia terapia havia dois anos: "Às vezes, a solidão e as intromissões das pessoas... É tão frequente que você se pergunta: quando isso vai acabar? Isso quase me matou algumas vezes".

Continua após a publicidade

O cantor disse que no auge da fama do One Direction, ele começou a usar álcool. Em entrevista ao jornal The Guardian, em 2019, Payne contou ainda que usava um medicamento para epilepsia como estabilizador de humor para combater os "altos e baixos erráticos" que estava experimentando. "Eu só precisava de um pouco de ajuda para me manter estável... às vezes era muito instável."

Em 2021, revelou problemas com dependência química. No podcast Diary of a CEO, ele disse ter abusado de remédios, álcool e outras drogas. Os problemas teriam começado durante as turnês do One Direction: "A melhor forma de nos manter seguros, era nos trancar nos quartos de hotel. E, claro, o que tinha no quarto? Um frigobar"

Em determinado momento, eu só pensei: bom, vou fazer uma festa sozinho. E isso continuou por muitos anos da minha vida. Liam Payne

Em 2023, Payne disse que havia completado mais de três meses de sobriedade. Em entrevista à IFL TV, o cantor disse que estava sóbrio havia mais de 100 dias. "Eu me sinto incrível, me sinto muito, muito bem e o apoio dos fãs tem sido muito, muito bom, então estou super feliz."

Com informações da Reuters e AFP.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.