De retratação a suspensão: o que pode acontecer com filme do Mion após ação

Camila Rizzo entrou com uma ação contra o apresentador Marcos Mion e a produtora Formata por suposta violação de direitos autorais. A cineasta alega que o filme "MMA - Meu Melhor Amigo" plagiou o curta "Headway".

Quais as consequências legais de uma possível condenação?

Eventual decisão pode impactar a exibição do filme, determinar o pagamento de indenizações ou até mesmo obrigar que seja feita uma retratação pública. O advogado Dinovan Dumas, especialista em direito empresarial e sócio do escritório MFBD, analisou o caso a pedido de Splash.

Mion e a produtora Formata podem ser responsabilizados civilmente e obrigados a reparar os prejuízos sofridos pela cineasta, caso o plágio seja comprovado. Vale lembrar que o crime consiste na apropriação indevida de uma obra ou parte dela.

O valor da indenização pode variar dependendo da comprovação dos danos, da extensão do uso da obra e do impacto financeiro gerado pela obra que, em tese, foi plagiada. Dinovan Dumas, advogado

Marcos Mion mostra corpo definido após preparação para filme
Marcos Mion mostra corpo definido após preparação para filme Imagem: Pedro Dimitrow/ Reprodução/ Instagram

Justiça também pode determinar medidas cautelares, como a suspensão da exibição do filme em qualquer plataforma —antes mesmo de uma decisão final do processo. A medida é uma ferramenta para casos considerados graves.

Esse tipo de medida está fundamentada no artigo 105 da Lei de Direitos Autorais, que autoriza o juiz a ordenar a suspensão de atos que possam resultar na continuidade da violação dos direitos do autor.

Retratação pública está entre as possíveis determinações do judiciário. "A visibilidade e o alcance dessa retratação devem ser proporcionais à disseminação da obra que hipoteticamente foi plagiada. Isso significa que a retratação deve ocorrer nos mesmos canais e com a mesma amplitude que a obra foi ou seria divulgada."

Uma eventual condenação pode impactar significativamente a exibição de "M.M.A - Meu Melhor Amigo", previsto para estrear em janeiro de 2025. Caso o filme já esteja em cartaz quando a ordem judicial sair, ele pode ser retirado de circulação.

Continua após a publicidade

O caso

Marcos Mion posta fotos com novo físico após preparação para filme
Marcos Mion posta fotos com novo físico após preparação para filme Imagem: Pedro Dimitrow/ Reprodução/ Instagram

Camila Rizzo entrou com um processo contra o apresentador Marcos Mion e a produtora Formata. A cineasta, que alega que o filme "MMA - Meu Melhor Amigo" plagiou o curta "Headway", pede indenização por danos materiais e morais, retratação pública e proibição do uso de elementos de sua obra.

Juiz negou tutela de urgência solicitada pela cineasta para suspender a exibição do filme, argumentando que os elementos apresentados são insuficientes para comprovar a probabilidade do direito alegado sem o contraditório. A decisão final sobre o caso ainda está pendente.

Procurados por Splash, Mion e Formata não retornaram até o momento. A reportagem também entrou em contato com a defesa de Camila, que preferiu não comentar o caso.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.