Preso, Rogério de Andrade 'protagoniza' série que estreia hoje na Globo
De Splash, em São Paulo
29/10/2024 14h05Atualizada em 29/10/2024 14h16
Rogério de Andrade foi preso na manhã desta terça-feira (29), mesmo dia em que a série documental "Vale o Escrito — A Guerra do Jogo do Bicho" estreia na TV Globo.
O que aconteceu
A produção foi disponibilizada na íntegra no Globoplay em novembro de 2023, e estreia hoje na TV aberta. Em sete episódios, sempre exibidos às terças, a série mostra a dinâmica do jogo do bicho. O primeiro episódio será exibido às 23h15 desta terça-feira.
Relacionadas
Rogério é um dos únicos "protagonistas" da história que não quis dar entrevista. Por outro lado, ele é descrito por muitas pessoas como uma pessoa violenta, instável, que coloca medo nos adversários.
A série documental mostra as brigas internas entre os patronos do jogo, que motivaram assassinatos e desavenças familiares.
Prisão
Denúncia do Ministério Público afirma que Andrade é mandante do assassinato de Fernando de Miranda Iggnacio. Iggnacio foi morto em 2020 em um heliponto no Recreio dos Bandeirantes.
Bicheiro foi preso em casa, em um condomínio na Barra da Tijuca, área nobre do Rio de Janeiro. Ele foi levado à Cidade da Polícia, no bairro do Jacarezinho.
A operação também prendeu Gilmar Eneas Lisboa. Segundo o MP, Lisboa foi o responsável pelo monitoramento da vítima, auxiliando Andrade no crime.
Os dois foram denunciados pelo homicídio qualificado de Iggnácio. Esta não é a primeira denúncia feita pelo MP contra o bicheiro, que teve ação penal trancada pelo Supremo Tribunal Federal em 2022 por "falta de provas que demonstrem seu envolvimento com o crime".
Iggnácio e Rogério eram, respectivamente, genro e sobrinho do contraventor Castor de Andrade. Castor morreu em 1997 e, desde então, a violência na disputa pelo jogo do bicho no Rio de Janeiro escalou.