Coppola se emociona ao ganhar pôster de Glauber Rocha: 'Me lembro bem dele'
Enquanto aguardava sua premiação na 48ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo na última quarta-feira (30), Francis Ford Coppola recebeu da direção da Cinemateca Brasileira um pôster original do filme "Terra em Transe" (1967), de Glauber Rocha.
O diretor de "Megalópolis" agradeceu e disse se lembrar muito bem do brasileiro. "Ele gostaria realmente de voltar para casa".
Ele recebeu o presente das mãos de Maria Dora Mourão e o Carlos Augusto Calil, diretores da Cinemateca. Walter Salles, diretor de "Ainda Estou Aqui", também estava presente. "A Cinemateca é a memória vida do cinema e do audiovisual brasileiro e foi muito importante ver a Cinemateca, cheia, viva e pulsante no encerramento da Mostra de S. Paulo", disse em comunicado enviado a Splash.
Glauber Rocha se refugiou na casa de Coppola, nos EUA, durante a ditadura militar brasileira e, em evento em São Paulo, o cineasta falou sobre o assunto. "Glauber chorou nos meus braços, angustiado por não saber se um dia poderia retornar ao seu país. Ele voltou e morreu aqui. Como um diretor que amava tanto seu país poderia correr esse risco?", relembrou Coppola.
O encontro de Coppola e Salles aconteceu na sala Oscarito da Cinemateca de São Paulo, minutos antes da homenagem feita ao direto ítalo-americano. O encontro foi bastante reservado.
"Megalópolis", filme de Francis Ford Coppola, chega nesta sexta-feira (1) aos cinemas brasileiros. Já "Ainda Estou Aqui", novo longa de Walter Salles, estreia no dia 7 de novembro.
Coppola no Brasil
O diretor está em São Paulo para receber o Prêmio Leon Cakoff da 48ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo. A entrega ocorreu nesta quarta-feira (30), durante a cerimônia de encerramento do evento. Em seguida, "Megalópolis" foi exibido.
A 48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo aconteceu entre os dias 17 e 30 de outubro de 2024. Fizeram parte do circuito diferentes salas de cinemas, espaços culturais e CEUs espalhados pela capital paulista, incluindo exibições gratuitas e ao ar livre. A seleção deste ano contou com 417 filmes de 82 países.
Deixe seu comentário