'Megalópolis' não será disponibilizado em streaming, revela Coppola
Francis Ford Coppola, 85, revelou que seu novo filme, "Megalópolis", não será disponibilizado em streaming a partir de assinaturas. O longa foi lançado na última quinta (31) nos cinemas brasileiros.
O que aconteceu
Em entrevista exclusiva a Splash, o diretor falou sobre o declínio da mídia física e elegeu o pay-per-view como a plataforma predominante. O sistema permite que o usuário pague para assistir ao título individualmente.
Megalópolis não estará disponível em serviços de assinatura, será apenas pay-per-view.
Francis Ford Coppola, a Splash
Legado do Cinema
No momento em que estamos sentados aqui, duas coisas maravilhosas estão morrendo: uma é o jornalismo e a outra é o sistema de estúdio de fazer filmes.
Francis Ford Coppola
Ele justifica a falta de fontes identificadas e os títulos considerados caça-cliques como culpados pela "morte" do jornalismo. Já sobre os estúdios, o diretor culpabiliza a necessidade das empresas de entregarem lucros —ou são demitidos—, e por isso são obrigados a fazer produções que sigam uma fórmula já conhecida de sucesso.
O cineasta, porém, mantém a visão de que o jornalismo pode renascer "de outra maneira", assim como o cinema deve se reinventar. "Cinema não permanece o mesmo, e não consigo imaginar quais filmes nossos netos farão, mas sei que será maravilhoso. Haverá jornalismo, e talvez algum novo tipo de sistema de estúdios."
Estamos cercados pela geração jovem, e eles são tão talentosos e fazem as coisas de maneiras diferentes. Para mim, o que eu mais peço do novo cinema, é que me convide para um mundo que eu nunca conheceria, e que me faça conhecer pessoas que nunca saberia o que sentem.
Francis Ford Coppola
Entre os novos diretores, Coppola enaltece a própria filha, Sofia Coppla, e outros nomes: Sean Baker, a dupla Daniels, Denis Villeneuve, Jane Campion, Gessica Généus e Tamara Jenkins.
Curitiba
Durante a conversa, Francis Ford Coppola falou sobre a inspiração em Curitiba para a concepção da cidade de Nova Roma. Para Splash, ele conta que foi a "experiência mais impressionante que tive", e que o protagonista Cesar tem características de Jaime Lerner, ex-prefeito de Curitiba e ex-governador do Paraná, pois o político tinha ideias inovadoras e sustentáveis para a cidade. "Há muito de Jaime Lerner e de Curitiba em 'Megalópolis'."
O diretor chegou à cidade paranaense quando procurava lugares que tinham ideias utópicas para o bem-estar de suas populações. No caso de Curitiba, o que chamou a atenção de Coppola foram os projetos que envolviam reciclagem de lixo, redistribuição de alimento e transporte público.
Newsletter
SPLASH TV
Nossos colunistas comentam tudo o que acontece na TV. Aberta e fechada, no ar e nos bastidores. Sem moderação e com muita descontração.
Quero receberCoppola no Brasil
O diretor esteve em São Paulo para receber o Prêmio Leon Cakoff da 48ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo. A entrega ocorreu nesta quarta-feira (30), durante a cerimônia de encerramento do evento. Em seguida, "Megalópolis" foi exibido.
A 48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo aconteceu entre os dias 17 e 30 de outubro de 2024. Fizeram parte do circuito diferentes salas de cinemas, espaços culturais e CEUs espalhados pela capital paulista, incluindo exibições gratuitas e ao ar livre. A seleção deste ano contou com 417 filmes de 82 países.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.