Conteúdo publicado há 1 mês

Texto de Tati Bernardi cai no Enem, e nem escritora sabe resposta

Um texto de Tati Bernardi, 45, foi tema de uma das questões do Enem 2024.

O que aconteceu

A escritora teve um de seus textos usados em questão da prova. "'Coisar' é verbo de quem está com pressa ou tem lapsos de memória. É pra quando 'mexe qualquer coisa dentro doida'. E que coisa magnífica poder se expressar tal qual Caetano Veloso. Agora chega, porque 'esse papo já tá qualquer coisa' e eu já tô 'pra lá de Marrakech'", dizia o trecho da obra de Tati no enunciado. A pergunta era sobre qual era o recurso utilizado na progressão textual para garantir a unidade temática da crônica.

Tati apontou que a resposta poderia ser "reiteração, marcada pela repetição de uma determinada palavra e de seus cognatos", mas não mostrou certeza. "Eu "caí" no Enem e acho que a resposta é C, mas achei as outras alternativas tão bonitas", escreveu ela, em publicação no Instagram.

Em seguida, a escritora publicou uma notícia apontando a possibilidade de duas respostas corretas para a questão. "Eu consegui causar confusão e problema até no Enem", brincou Tati.

Havia cinco opções entre as respostas. Eram elas: A) intertextualidade, marcada pela citação de versos de letras de canções; B) metalinguagem, marcada pela referência à escrita de crônicas pela autora; C) reiteração, marcada pela repetição de uma determinada palavra e de seus cognatos; D) Conexão, marcada pela presença dos conectores lógicos "quando" e "porque" entre orações; e E) Pronominalização, marcada pela retomada de 'minha filha' e 'um namorado ruim' pelos pronomes 'ela' e 'lo'.

O gabarito oficial da prova ainda não saiu, mas o Brasil Escola fez a própria correção. Segundo o site de educação, a alternativa correta seria a A, e não a C, como imaginou Tati.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.