Terremoto de mentira? Tecnologia inédita recria tragédia mexicana em série
Já está disponível no Prime Video a série "Cada Minuto Cuenta", que mostra como foram as primeiras horas após o terremoto que quase destruiu a Cidade do México em 1985. A produção contou com uma tecnologia inédita na América Latina para recriar a tragédia.
Domando a tecnologia
O cenário foi feito com produção virtual, um telão de 200 m² que colocou no fundo de cada cena as ruas da capital mexicana exatamente da forma como eram há 39 anos. Em entrevista para Splash, o diretor Jorge Michel conta que o maior desafio foi aprender a usar essa tecnologia — adaptando, por exemplo, a profundidade do foco da câmera. Segundo ele, o esforço valeu a pena.
A grande vantagem [da produção virtual] foi o estímulo não somente aos atores e atrizes, mas também a toda a equipe técnica, que no set conseguia ver todos os aspectos do que estávamos tentando alcançar. Jorge Michel
Osvaldo Benavides interpreta Ángel, um médico que se dedica a encontrar sobreviventes nos escombros. O ator diz que um dos motivos pelos quais decidiu fazer a série foi a oportunidade de mostrar como a sociedade civil se ajudou num momento de crise na história de seu país: "É sobre como uma sociedade se empodera e se resgata a si mesma. Isso, para mim, é muito valioso".
A história também é contada do ponto de vista de Camila, uma jornalista que prioriza a profissão mesmo diante da tragédia. Quem a interpreta é Maya Zapata, que explica como se conectou aos desafios da personagem: "Muitas vezes, a forma de se enfrentar um mundo dominado por homens é se agarrar na dureza, na praticidade".
É uma pergunta que nós, pessoas que comunicamos e contamos histórias, temos que nos fazer constantemente: qual é o nosso verdadeiro valor dentro do lugar que ocupamos? Como lidamos com a responsabilidade de fazer isso de maneira ética e responsável? Maya Zapata
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.