Médica esclarece miocardite, doença descoberta por Raquel Brito
Colaboração para Splash, em Londrina
08/11/2024 21h09
A cardiologista Natália Massoni, especialista em ecocardiografia, elucidou algumas questões a respeito da miocardite aguda, doença com que Raquel Brito, 26, revelou nesta semana ter sido diagnosticada.
O que aconteceu
Segundo a profissional, a miocardite costuma ter origem viral, como resposta a uma infecção. Ela também pode, entretanto, ser causada por outros fatores, como doenças autoimunes e efeitos colaterais de medicações.
A maioria dos casos de miocardite não costuma apresentar gravidade - mas existem quadros extremos, que necessitam de transplante e podem até pôr em risco a vida do paciente. "Felizmente, a grande maioria dos casos evolui de forma autolimitada e menos grave, mas é importante saber que essa doença pode se manifestar de formas bem leves, mas também muito graves, com risco de morte", explicou Natália à revista Contigo!.
O tratamento costuma apresentar bons resultados para a maioria dos doentes. "Poucos pacientes terão dano permanente da função cardíaca e precisarão seguir com medicamentos para tratamento de insuficiência cardíaca continuamente, e também reabilitação cardíaca. A função cardíaca deverá ser regularmente monitorada através de exames de imagem como ecocardiograma e ressonância magnética."