'Round 6': 5 dramas e 5 filmes com Siwan para ver antes do retorno da série

Em pouco mais de um mês, no dia 26 de dezembro, a aguardada segunda temporada da série sul-coreana "Round 6" chega à Netflix. Depois de mais de três anos de espera e pós-sucesso estrondoso, a continuação traz alguns nomes novos no elenco, entre eles Yim Si-wan.

Si-wan, que começou como idol de K-pop no grupo ZE:A em 2010, se tornou um dos atores mais bem sucedidos da Coreia do Sul em 2013 quando fez o filme "O advogado", junto com Sang Kang-ho, de Parasita. Premiadíssimo e sucesso comercial, o filme fez a carreira do ator estourar.

Com uma carreira repleta de filmes e K-dramas de sucesso e de gêneros totalmente diferentes, Si-wan migrou da carreira de idol para ator com bastante sucesso, e Splash separou dez dicas de séries e filmes com o ator para ver antes de "Round 6", onde ele deve brilhar em breve.

K-dramas:

"Misaeng: Incomplete Love" (2014)

Fenômeno na Coréia do Sul, o drama de maior sucesso de Siwan até então, "Misaeng", retrata o cotidiano de jovens adultos, muitos frustrados com suas escolhas, que acabam se tornando colegas de trabalho em uma multinacional. O drama retrata a vida dessas pessoas de forma sensível, engraçada e frustrante. A vida como ela é.

"Strangers From Hell" (2019)

Continua após a publicidade

Em "Strangers from Hell" temos a primeira incursão de Siwan no mundo dos psicopatas, algo que ele vai revisitar ao longo de diversos outros projetos, seja nos dramas ou no cinema. Com uma parceria de sucesso com o ator Lee Dong-wook, a série é um thriller psicológico, com gente estranha fazendo coisas esquisitas. Um prato cheio para quem gosta de acompanhar histórias de psicopatas e/ou sociopatas. É daquelas séries que, quanto menos sabemos antes, melhor ela fica.

"Run On - Na Direção do Amor" (2020)

Depois de um drama "slice of life" (como chamamos o gênero drama cotidiano nos K-dramas) e um terror psicológico, temos o primeiro romance da lista com a gostosa "Na Direção do Amor", onde Siwan faz Seon-gyeom, um famoso atleta que passa por uma fase complicada e conhece a intérprete Oh Mijoo. É um romance lento, cujo principal foco são os diálogos e parceria entre os personagens.

"Tracer" (2022)

Se o objetivo de vida de Siwan é jamais fazer personagens parecidos, ele está no caminho certo, pois em "Tracer" ele lidera uma equipe de contadores que investiga fraudes, uma espécie de auditoria fiscal, de olho em quem sonega impostos da Receita sul-coreana. A série teve duas temporadas, cada uma com oito episódios e é ótima para quem gosta de ação e esquemas de corrupção sendo desmanchados.

Continua após a publicidade

"Não Quero Fazer Nada" (2022)

Um dos últimos trabalhos na TV de Siwan é também um dos mais fáceis de indicar, ideal para quem gosta de séries que se passam no interior, com imagens bonitas e a calma e paz que os dramas da cidade grande são incapazes de oferecer. Novamente, ele faz um personagem "green flag", bandeira verde, inofensivo e que ajuda a protagonista a passar pelos momentos complicados que a fizeram ir pro interior.

Filmes:

"O Advogado" (2013)

Sucesso de público e de crítica, o filme é um dos mais assistidos de todos os tempos no cinema sul-coreano e retrata a história de um homem que se torna advogado para ajudar uma amiga cujo filho foi torturado pela polícia. O filme retrata um período muitas vezes apagado pela história, de ditadura, que ocorreu nos anos 1980 no país. Siwan faz o papel do filho torturado. Para quem se interessa por história, política e cinema sul-coreano, é um daqueles filmes essenciais para entender a cultura do país.

Continua após a publicidade

"The Merciless" (2017)

Com um certo buzz em Cannes de 2017, "The Merciless" mostra outro lado que não tínhamos visto de Siwan. Em um jogo de gato e rato entre policiais disfarçados e chefes de gangues na prisão, o filme se enquadra nos gêneros ação e noir. Com um tom homoerótico, muitos socos, perseguições e traições, o filme mostra a dinâmica do submundo dos crimes sul-coreanos e como o sistema é corrupto. As cenas de lutas e os diálogos entre os protagonistas são o ponto alto do filme.

"Declaração de Emergência" (2021)

Voltando às origens, com dois pés na psicopatia, Siwan fez parte do famoso elenco desse blockbuster de ação que se passa dentro de um avião, onde um jovem planeja um ataque terrorista. Quem é o jovem? Sim, é o personagem do Siwan, que desencadeia o plot principal de bioterrorismo e pânico generalizado. É um daqueles filmes cujo entretenimento é garantido para toda família e é contraindicado para quem tem coração fraco.

"Na Palma da Mão" (2023)

Continua após a publicidade

Como um psicopata não é o suficiente, Siwan fez dois na sequência, aqui como um stalker que rouba o celular de uma mulher —a protagonista— e transforma a vida dela em um verdadeiro inferno. O filme é aterrorizante, pois mostra como aquilo poderia acontecer com todos nós, além de retratar algo bem comum que é perder/ter celular roubado e como a nossa vida depende muito dos nossos aparelhos e aplicativos.

"Boston 1947" (2023)

Depois de fazer "Run On - Na Direção do Amor", Siwan se apaixonou por corridas e, isso, o levou a fazer o drama histórico "Boston 1947". Baseada em uma história real, a trama conta a história de um treinador sul-coreano que foi obrigado a correr com a bandeira do Japão e como ele treina seus corredores para a maratona de Boston com objetivo de eles levarem a bandeira da Coreia do Sul para o topo. Emocionante, bastante patriota e com críticas à ditadura japonesa, é ideal para quem gosta de histórias de superação.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.