'Chorei muito': Diego Lozano fala da emoção de virar jurado no MasterChef
Após 10 anos no ar, o MasterChef (Band) vai ganhar cara nova. E de duas formas! O reality culinário terá sua primeira edição voltada à confeitaria, além de estrear um novo jurado, Diego Lozano, 40, que julgará os cozinheiros ao lado do trio habitual: Henrique Fogaça, Helena Rizzo e Erick Jacquin.
Realização de um sonho
O Brasil é o segundo país a fazer uma edição do MasterChef Confeitaria, uma ideia que nasceu de uma investida do próprio Lozano. O chef, dono do restaurante Levena, que funciona em Pinheiros, zona oeste de São Paulo, conta que fez a sugestão para uma pessoa da produção do programa.
"Foi uma simples conversa, eu expressei minha vontade e acabou se tornando realidade", afirma Lozano em entrevista para Splash. Com experiência em TV, já que comandou o programa A Confeitaria, na Fox, na década passada, o chef diz que tinha o sonho de retornar para a televisão.
Confesso que chorei muito no dia que fui assinar o contrato, era um sonho de vida poder fazer alguma coisa parecida... Até a assinatura oficial do contrato demorou um tempo e ainda tive que ficar quietinho, sem poder falar para ninguém, porque era um segredo. Sou alucinado pelo que faço e já fiz tudo o que você pode imaginar para poder seguir essa paixão. Diego Lozano
Nível de cobrança alto
Apontado como o melhor chocolateiro do Brasil, Diego Lozano diz que espera entregas de alto nível dos profissionais que estarão no reality. "Para ser bem sincero, sou um pouquinho de todos ali [Fogaça, Helena e Jacquin]. Naturalmente, cobro muito. Sou uma pessoa perfeccionista, atenta a detalhes. É uma das minhas características mesmo".
Como jurado e por ser um programa com profissionais, o meu nível de cobrança será alto. Espero, de fato, que os profissionais entreguem algo de qualidade, no nível que eu imagino que sejam capazes de fazer. Sou intenso, mas, também brinco, dou risada com o pessoal, para não ficar uma coisa tão cansativa.
Lozano afirma que sua avaliação deve ir além das capacidades técnicas dos competidores. "MasterChef é um programa de extrema atenção, tudo que acontece ali é real, não tem encenação. Por isso não é só a apresentação final [que é julgada], mas como a pessoa desenrola, a postura, reação diante do estresse."
Mas, como já é de costume no MasterChef, o sabor é o grande trunfo na hora da avaliação. "Tudo é sabor. Seja uma comida salgada ou uma sobremesa, é tudo sobre agradar o paladar. Textura, combinações... Mas na confeitaria, a estética é muito importante também, então, é um balanço de sabor e apresentação."
A pressão pela execução perfeita que acontece no MasterChef Confeitaria lembra a pressão do dia a dia na cozinha de um restaurante. "Essa cobrança interna para fazer o melhor, fazer em pouco tempo, cumprir tudo o que precisa... quando eles terminam as provas, estão exaustos. Realmente é muito pesado."
O chef e novo jurado acredita que a confeitaria ganhará novos profissionais após a exibição do MasterChef Confeitaria. "Temos um programa que tem uma potência muito forte e espero que reflita na confeitaria."
A confeitaria é uma área completamente esquecida, deixada de canto, que ainda não tem seu valor devido à complexidade que exige. Tenho certeza que o programa vai instigar muita gente a seguir na área de confeitaria, a, de repente, fazer em casa. Enfim, acho que teremos uma leva de confeiteiros novos após o programa.
Lozano revela ainda que, apesar de o MasterChef ser a realização de um sonho, ele pensa em ter um novo programa na TV. "Tenho algumas ideias. Estou até trabalhando algumas coisas, mas agora o foco é MasterChef. Deixa o programa acontecer. Mas, realmente, é uma coisa que eu quero muito."